Baianas de acarajé são capacitadas para qualificar o serviço

No início deste mês, a primeira turma de 20 baianas de acarajé concluiu o curso de inglês promovido através da parceria entre a Prefeitura de Salvador, a Associação das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo (Abam) e o Ministério do Turismo. O curso, que integra as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego para Copa (Pronatec Copa), é um dos serviços viabilizados para a categoria pela administração municipal, em conjunto com instituições parceiras.  Outro exemplo é o curso 1º Workshop sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos voltado para baianas de acarajé e auxiliares, que terá início nesta segunda-feira (25), Dia Nacional da Baiana de Acarajé.

O objetivo do curso de inglês foi oferecer mais uma ferramenta para que as baianas possam promover e comercializar seus serviços e produtos. Durante a capacitação de 180 horas ministrada IFBA, os alunos aprenderam a compreender e produzir mensagens orais e escritas em língua inglesa em nível básico, no setor turístico, com vistas a atender às demandas e expectativas dos clientes.

Segundo a Coordenadoria do Pronatec Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Turismo e Cultura (Sedes), novas turmas serão abertas, dando oportunidade de aperfeiçoamento para novas profissionais. A meta é, até o próximo ano, não só oferecer mais turmas de inglês como de espanhol, Linguagem Brasileira de Sinais, entre outros. As ações são viabilizadas através do Centro do Empreendedor Municipal, que investe no fomento, formalização e capacitação para profissionais de diferentes setores.

Boas práticas – O 1º Workshop sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos será promovido pela Vigilância Sanitária de Salvador e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-Bahia). A atualização é gratuita e visa capacitar esses profissionais para redução dos riscos sanitários inerentes à produção e manipulação dos quitutes, resultando na diminuição de doenças provocadas pelo consumo de produtos contaminados.

Para essa primeira rodada, foram disponibilizadas 140 vagas. A inscrição deve ser feita no Senac da Pituba, na Avenida Otávio Mangabeira, 1623, próximo à Igreja Nossa Senhora da Luz, das 8h às 20h. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3111-6718 ou 3111-6720.

Entre os serviços que a Prefeitura oferece às baianas está ainda o Vestibular Social. O convênio com a categoria foi firmado em agosto, durante o “Encontro Municipal das Baianas de Acarajé”. O Vestibular é uma parceria entre a Secretaria de Promoção Social e instituições de ensino superior (FTC, Faculdade Dom Pedro II e Faculdade da Cidade do Salvador). Sua finalidade é simplificar o processo seletivo e, assim, aumentar a adesão da comunidade nas universidades.

É oferecido aos vendedores de acarajé e afins a possibilidade de realizar a prova na própria Associação das Baianas ou em qualquer outro local. A categoria também está isenta a taxa de inscrição.

A prova é simplificada: uma redação com 1 hora de duração. Dentre os cursos oferecidos estão os de  Administração, Ciências Contábeis, Biomedicina, Comunicação Social em Publicidade e Propaganda, Direito, Enfermagem, Engenharia  Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica em Telecomunicações e  Computação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Produção Química, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Sistemas de Informação e Serviço Social.

Microcrédito – A Semps também vem intermediando o Microcrédito Produtivo Orientado, ofertado pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica e Desenbahia, que concede créditos financeiros com taxas de juros bastante acessíveis para que essas profissionais possam adquirir os insumos necessários – equipamentos e estruturas físicas – e desenvolver o próprio negócio. Os recursos podem ser usados tanto parta a aquisição de trajes e equipamentos como para capital de giro.

Como algumas profissionais enfrentam problemas de inadimplência, o que dificulta a aquisição do microcrédito, a secretaria vem atuando junto aos agentes financeiros para sanar o problema. A categoria é ainda beneficiada, mesmo que de modo indireto, pelo serviço de cadastramento para o Bolsa Família e outros programas sociais que a Semps vem realizando nos terreiros de Salvador. De agosto até agora, o serviço móvel da secretaria já promoveu a ação em 28 terreiros da cidade.