Debate encerra edição 2021 do programa Mais Conhecimento e Inovação Social

O programa Mais Conhecimento e Inovação Social promoveu, na manhã desta sexta-feira (17), o último encontro de 2021 no Hub Salvador, no Comércio, com alunos da Escola Municipal Helena Magalhães, situada em São Caetano. O tema discutido foi Empreendedorismo e Inovação, com a participação de Iago Santos, do TrazFavela Delivery, e Karine Oliveira, da Wakanda Educação Empreendedora.

Desenvolvida pela Diretoria de Inovação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), a iniciativa tem como objetivo abrir as portas dos equipamentos do ecossistema de inovação para a sociedade. Durante este ano, alcançou 600 jovens, que participaram de 24 encontros entre os meses de setembro e dezembro.

O criador do TrazFavela, uma startup que foi criada dentro do Hub há dois anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Como eu gosto de passar conhecimento, dá até emoção ver a galera participando. É um programa importante para os jovens saberem o que está acontecendo e as possibilidades para o futuro. A chegada deles me deixa feliz”, declarou Santos.

O diretor de Inovação da Semit, Luis Gaban, comemorou o fato de poder fechar o primeiro ano do projeto com chave de ouro, recebendo convidados que são referência na cidade como empreendedores de sucesso. “Eles vieram de comunidades e passaram por dificuldades, mas tiveram a garra e perseverança de continuar, montaram as próprias startups e são o sucesso que são. A ideia era poder, nesses encontros, apresentar aos jovens da comunidade que é possível ter uma vida diferente e nada melhor do que trazer exemplos claros que eles possam se reconhecer”, avaliou.

A professora Isabela Araújo acompanhava os alunos da Helena Magalhães e, para ela, poder levar os jovens ao Hub é um incentivo ao entendimento de como a tecnologia pode ajudar na sustentabilidade e economia. “Às vezes, o aluno só tem aquela visão do livro, da escola, e uma aula de campo sempre traz para eles o entusiasmo. Eles percebem melhor que também podem ser protagonistas um dia”.

Aos 15 anos, Beatriz Ferreira afirmou que conhecer o Hub foi uma ótima oportunidade. “Está muito legal, não conhecia o espaço e a palestra dos convidados foi muito importante”.

Também aluno da escola, o jovem Sandro Santos, de 13 anos, achou o evento muito bom. “Aprendi muito sobre empreendedorismo e me identifiquei com o tema”.

Parcerias – O programa Mais Conhecimento e Inovação Social conta com a parceria das secretarias de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Educação (Smed), além do Parque Social. A intenção é de que os jovens possam ter contato com o mundo da inovação, tecnologia e empreendedorismo através de equipamentos como o próprio Hub Salvador, o Espaço Colabore, no Itaigara, e o BDS, núcleo gamer instalado no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio.