Logo Prefeitura de Salvador

Decoração traz clima natalino à Praça do Campo Grande

Cenário principal do Natal Salvador, a Praça 2 de Julho, no Campo Grande, já está tomada por uma decoração especial à festa do Bom Velhinho, com diversas atrações que poderão ser curtidas gratuitamente, das18h às 22h, até o dia 6 de janeiro. A programação natalina no local foi aberta pelo prefeito Bruno Reis, pela vice-prefeita Ana Paula Matos e pelo diretor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), Junior Magalhães, na noite desta quarta-feira (30).

A abertura teve direito a show do tenor Thiago Arancam, que apresentou canções do projeto Estação de Natal, em parceria com o maestro João Carlos Martins. Dentre os sucessos estiveram a “Ave Maria”, “Noite Feliz” e “Vem Chegando o Natal”, com a participação da cantora Manu Dourado, do Instituto de Cegos da Bahia.

Com o tema “Iluminando Nossos Sonhos”, o Natal Salvador 2022 no Campo Grande conta com peças que remetem a doces infantis, num ambiente repleto de cores e luzes, onde soteropolitanos e turistas podem passear por vilarejos, acampamento de natal, presépio, fábrica de brinquedos, nichos instagramáveis e arvorismo de luz. Todo o local recebeu cerca de 4 milhões de lâmpadas em LED.

O prefeito voltou a ressaltar que Salvador vem promovendo uma das maiores festas natalinas gratuitas de todo o Brasil. “Estamos ampliando a iniciativa para outros bairros, como Pernambués, São Caetano, Cidade Baixa e Vale das Pedrinhas. Aqui no Campo Grande, temos uma programação voltada principalmente para as crianças, inclusive com apresentações artísticas e teatrais para que, nos próximos 40 dias, possamos celebrar o Natal realmente iluminando nossos sonhos”, declarou Bruno Reis.

Assim como no ano passado, a Prefeitura incluiu acessibilidade para que todos possam usufruir da decoração especial. A praça conta com totens em braile, intérprete de Libras e audiodescrição para deficientes visuais. Além disso, pessoas com Síndrome de Down atuarão no espaço como ajudantes de Papai Noel, orientando os visitantes.

Já o acesso, que teria agendamento como nos últimos anos, não será mais necessário em 2022, ou seja, as pessoas poderão visitar a decoração natalina livremente no Campo Grande, assim como na Praça João Martins, em Paripe. De acordo com o prefeito Bruno Reis, a medida foi adotada devido à pandemia de Covid-19. “A praça vai ficar aberta para que todos possam conferir a programação ao ar livre. Nossa recomendação é de que todas as pessoas possam usar máscara e, principalmente, completar o esquema vacinal, nesse esforço para enfrentar o aumento de casos”, destacou.

O diretor da Dsip/Semop afirmou que a Prefeitura está entregando o Natal mais democrático do Brasil, com iluminação natalina que é referência no mundo e de forma gratuita para a população. “A iniciativa estará espalhada por toda a cidade, em oito praças onde está sendo levada a magia do Natal. É uma realização e uma felicidade muito grande entregar mais uma vez esse projeto e, esse ano, para coroar, um show gratuito de Thiago Arancam para os cidadãos, um tenor maravilhoso que com certeza emociona a todos nós”, disse Junior Magalhães.

Atrativos – A “Fachada da Cidade” é uma das estruturas montadas para o Natal da Praça do Campo Grande. Com 10 metros de largura e 7 metros de altura, a peça foi confeccionada de compensado pintado nas cores que representam os sabores de biscoito. Essas placas têm recortes forrados de tecido branco que vazam a luz, além de janelas e adornos imitando confeitos de açúcar.

Já o “Vilarejo Doce” é um conjunto de casinhas espalhadas por um corredor de 80 metros. Os lares possuem portas, janelas e adornos, cujas cores remetem ao leite, baunilha, canela e chocolate.

A “Árvore dos Sonhos Doces”, por sua vez, tem 19 metros de altura e é toda envolvida com festão verde e luzes de Natal. Os enfeites dela são bonecos de biscoito com 1,5 metro de altura, além de corações, meias, estrelas, laços, árvores e casinhas. No alto há uma estrela de luz.

A população pode curtir também o “Acampamento de Natal”, uma área reservada para artesanato e alimentação (incluindo muitos doces) com 10 trailers de instituições sociais, artesãs e microempreendedores que doarão partes das vendas a projetos sociais.

Além disso, há um presépio em homenagem às crianças, no qual cada bonequinho tem um rosto infantil representando os personagens do altar. Essa peça está instalada em um elevado redondo com 5 metros de diâmetro e, ao fundo, há uma choupana de palha seca. O entorno do presépio conta com uma plantação de pinheiros com iluminação natalina.

Demais opções – Para quem não abre mão em tirar fotos para registrar nas redes sociais, o Natal Salvador no Campo Grande dispõe de nichos instagramáveis compostos de duas Kombis, uma com tema de guloseimas, doces e pães natalinos, e a outra com decoração natalina que inclui árvores, bolas, escada, caixas de presentes e muita luz. Para chegar até os nichos, o visitante passa por um corredor de gambiarra que tem 40 metros de comprimento.

Outro espaço que pode ser visitado é a “Fábrica de Brinquedos”, cuja estrutura tem grande fachada com quatro torres e chaminés formadas por tonéis. A parte interna tem três ambientes e a externa, dois.

Na entrada há uma varanda com duas bicicletas dos colaboradores que usam transporte ecológicos. Logo ao entrar, existe uma recepção com armários com muitas cartas dos pedidos realizados. Na parte da fabricação existe máquinas com muitas engrenagens coloridas e todos os tipos de brinquedos que preenchem o ambiente festivo e alegre.

Em outro ponto está a sala do trono do Papai Noel com o escritório completo onde o Bom Velhinho administra a produção e as entregas dos presentes. Na saída, há um lindo jardim com árvores e pinheiros. Por fim, a decoração natalina traz uma plantação de 16 árvores de Led com variação de luz em volta do lago para refletir na água colorido.

Acompanhada da família, a advogada Cristina Andrade, 45 anos, considerou que o espaço está ainda mais bonito que no ano passado. Já a filha Vitória, de 6 anos, ficou encantada após falar com o Papai Noel. “Achei muito legal, gostei muito.”

Pela primeira vez no espaço, Luana Gabriele Santos, de 28 anos, levou o filho Ian Gabriel, de 7 anos, que é assistido pelo Centro Dia, serviço destinado a crianças com microcefalia que é administrado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). “Achei tudo lindo, muito organizado, muito top. Atendeu minhas expectativas”, declarou, animada.

Natal nas praças – Além da Praça do Campo Grande, o Natal Salvador 2022 levou a magia natalina a diversos espaços públicos de lazer da cidade. A Prefeitura tem instalado decorações nas praças João Martins (Paripe), Artur Lago (Pernambués), ACM (São Caetano) e do Canal (Vale das Pedrinhas).

Também está prevista realização do Natal Sustentável na Praça Ana Lúcia Magalhães (Pituba), que ganhará símbolos natalinos feitos de forma 100% sustentável pelo setor de reciclagem da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb).

Criado: 01 Dezembro 2022

Skip to content