Defesa Civil inicia vistoria dos circuitos do Carnaval no dia 18

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) vai realizar no próximo dia 18, às 8h, as vistorias preventivas nos circuitos do Carnaval. As avaliações acontecem para que seja garantida a proteção civil dos foliões e daqueles que vão trabalhar na folia momesca. As equipes vão percorrer a Ondina, a partir da Avenida Adhemar de Barros até o Farol da Barra, onde acontece a concentração dos blocos e trios para a festa. No Campo Grande, as equipes irão atuar a partir do Shereton Hotel da Bahia até a Avenida Sete de Setembro, Carlos Gomes e, finalmente, Pelourinho.

Durante as vistorias, serão avaliadas fiação de telefonia, iluminação pública, abrigos de ônibus, pedras portuguesas, tampas de sarjetas e outras situações que possam colocar em risco a proteção civil de quem estiver na festa. “Este ano teremos uma novidade. Vamos fazer no mesmo dia as análises os três circuitos. Assim, vamos conseguir otimizar o trabalho de toda equipe e ter os resultados com mais celeridade”, disse o diretor-geral da Codesal, Alvaro da Silveira Filho.

“Desde o final do ano passado, os órgãos municipais já começaram as atividades para realizar os reparos preventivos individualmente. Agora, vamos fazer a varredura para verificar com mais detalhe aquilo que ainda falta ser reparado com o olhar da proteção civil”, explica o subcoordenador de Respostas aos Desastres da Codesal, Francisco Costa Júnior.

Durante reunião que aconteceu nesta quarta-feira (12), na sede da Codesal, para definir as datas das vistoriais, todos os órgãos presentes expuseram o que já estava sendo realizado e os ajustes necessários para a festa dentro das suas áreas de atuação. Participaram do encontro as superintendências de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), além da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), Secretaria de Ordem Pública (Semop) e Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).