Logo Prefeitura de Salvador

Defesa Civil promove capacitação de colaboradores das Prefeituras-Bairro

Através do Programa Mobiliza Salvador, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) vem promovendo a capacitação de colaboradores de entidades públicas, privadas, ONG ‘s, associações de voluntários, de classe e comunitárias para atuar em ações de prevenção a desastres no município de Salvador. Desde a última segunda-feira (14), o órgão realiza a Semana de Capacitação em Ações de Prevenção, com programação realizada nas dez prefeituras-bairros da capital baiana. A atividade, que acontece até sexta-feira (18), reúne colaboradores, lideranças e conselheiros comunitários. 

A capacitação é feita por técnicos da Codesal, para atuação conjunta com as comunidades localizadas em áreas de risco. Durante o curso, os participantes aprendem sobre defesa civil institucional, percepção de risco, além de serem apresentados a exemplos de perigo dentro da própria comunidade.  Com o objetivo de aumentar a rede de prevenção, o Projeto Mobiliza Defesa Civil vem formando multiplicadores capazes de atuar em situações de perigo. 

Objetivo– A subcoordenadora de Ações Comunitárias Educativas da Codesal, Fabiana Santana explicou o objetivo do programa e destacou os impactos positivos gerados pela capacitação. “Apesar do trabalho da Defesa Civil ser feito de forma muito abrangente, a gente precisa da participação da comunidade e lideranças. Dessa forma, formamos multiplicadores de informações relevantes. Se a gente tem aliados em todas as pontas, o sistema funciona de forma mais objetiva e eficaz. No curso, preparamos essas pessoas para que elas possam atuar, verificando situações de risco”, informou. 

Durante a capacitação é apresentada uma visão geral sobre o que precisa ser observado para evitar danos. O presidente do Conselho Comunitário da Prefeitura Bairro de Cajazeiras, Evanir Borges, destacou como a capacitação pode auxiliar na atuação dos líderes. “É uma oficina fundamental para que possamos ter conhecimento, a fim de evitar situações de desastres. Seremos multiplicadores que iremos atuar diante dos riscos. Como líder comunitário, vamos transmitir as informações sobre as providências que possam ser tomadas. É uma iniciativa de grande valia,” opinou.

Skip to content