Demolição do antigo Aeroclube dá nova cara ao bairro da Boca do Rio

Começou nesta segunda-feira (05) a demolição do antigo shopping Aeroclube, na Boca do Rio, que dará lugar ao Parque Atlântico. O novo equipamento unirá uma área privada, com um centro comercial, e uma pública voltada ao lazer e entretenimento, integrada com a Orla da Boca do Rio, entregue requalificada no início do ano passado. O shopping e o espaço público serão construídos pelo Consórcio Parques Urbanos, que investirá cerca de R$ 200 milhões, sendo R$ 40 milhões de contrapartida à cidade, viabilizando passarelas, uma via entre o centro comercial e a Orla, parte do corredor exclusivo entre a Pituba e o Aeroporto, entre outras intervenções.

O prefeito ACM Neto acompanhou o início da demolição e destacou que, agora, será virada uma página na história de abandono da cidade. “Esse vai ser um dos centros comerciais e de entretenimento mais modernos do Brasil. Estamos virando definitivamente a página de uma história ruim da nossa cidade. Será zero de investimento público; não há um centavo sequer da Prefeitura investido. Não adiantava investir na Orla, como estamos fazendo em Tubarão, São Tomé de Paripe, Ribeira e Barra, e com as obras que serão realizadas em outros trechos, a exemplo de Piatã, Itapuã, e deixar o Aeroclube nesse estado de abandono”, acrescentou Neto.

Serão gerados 5.000 empregos, sendo 3.000 diretos e 2.000 indiretos. A Prefeitura, com o objetivo de valorizar a mão de obra local, dará início a um amplo programa de requalificação na Boca do Rio para que os trabalhadores da região sejam os primeiros contemplados. “Vamos trabalhar no processo de qualificação da mão de obra da Boca do Rio para que haja uma prioridade na empregabilidade para quem mora no bairro. Isso não quer dizer que outras pessoas da cidade possam ser empregadas”, explicou o prefeito.

O superintendente de Controle e Ordenamento do Uso do Solo, Silvio Pinheiro, que acompanhará o processo de demolição, afirma que já foi solicitada ao consórcio agilidade máxima para que o processo aconteça no menor prazo possível. “A expectativa é que esse processo aconteça em 60 dias. O prefeito já pediu empenho para que a demolição fosse concluída no menor prazo possível, de modo que na época da Copa o cenário já seja bem melhor. Esse é mais um compromisso assumido que a Prefeitura se empenha em resolver.”

Parque Atlântico – O Parque Atlântico conta com projeto arquitetônico assinado pela renomada arquiteta e paisagista Rosa Kliass. No total, incluindo o parque e o shopping, serão mais de 250 mil m² de área de lazer e entretenimento. O shopping terá restaurantes voltados para o mar, cinemas e academia. No total, serão 270 lojas satélites, duas lojas âncoras, cinco lojas megas, oito restaurantes, um cinema com sete salas e 2.676 vagas de estacionamento. A beleza natural da região também será aproveitada: dois grandes vãos garantirão a vista para o mar e uma via alternativa entre o empreendimento e a Orla facilitará o acesso da população à praia.