Desafios das grandes cidades são discutidos em encontro

Os secretários de meio ambiente estão reunidos até esta quinta-feira (10), em Salvador, para dois eventos importantes com a coordenação da Secretaria Cidade Sustentável de Salvador (Secis) e o apoio da Revita, Ademi-Bahia, Fundação Konrad Adenauer e Fundação Verde Hebert Daniel. O 3º Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, realizado nesta quarta-feira (9), vai resultar na escolha do presidente e criação do estatuto do fórum representante do grupo.

ENCONTRO1010

Já na quinta, os gestores estarão no Seminário Internacional de Resíduos Sólidos e Mudanças Climáticas. Os dois eventos acontecem no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho. A abertura do encontro contou com a presença da vice-prefeita Célia Sacramento e do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Deputados, deputado federal Penna.

O secretário da Secis, Ivanilson Gomes, destacou a importância dos eventos no fortalecimento das cidades para enfrentar os desafios de avançar a área da sustentabilidade. “Esse é um momento muito importante para a política ambiental brasileira. Com a institucionalização do CB 27, vamos estar mais empolgados para avançar na luta pela sustentabilidade. Juntos, temos mais forças para buscar não só recursos para investir no meio ambiente, como assegurar a criação de leis para o setor”, afirmou.

Desdobramentos – Segundo um dos grandes responsáveis pela estruturação do fórum, o secretário de Meio Ambiente do município do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz, o encontro em Salvador consolida discussões que vêm tendo desdobramentos desde a Conferência Rio + 20, realizada em 2011. Ele ressaltou que outro aspecto importante é a troca de experiências entre as capitais para a gestão sustentável e melhoria da qualidade de vida das cidades.

Para o presidente da Fundação Konrad Adenauer no Brasil, Felix Dane, que apoia as ações do CB-27, o intercâmbio é fundamental na busca de soluções para os desafios enfrentados pelas grandes cidades. Dane explica que a instituição vem atuando desde o início da gestação do fórum e que o objetivo é contribuir no sentido de estimular a o intercâmbio de informações de forma objetiva e não burocrática.

Seminário

As atividades prosseguem amanhã com o Seminário Internacional de Resíduos Sólidos e Mudanças Climáticas. O evento que será aberto às 9h vai reunir palestrantes nacionais e internacionais, desenvolvedores de relevantes estudos que envolvem o meio ambiente e as pessoas.

O objetivo é apresentar indicadores e soluções que potencializem as ações de sustentabilidade nas cidades brasileiras. Dentre os participantes estão a presidente do Conselho de Administração do Greenpeace Brasil, Laura Valente; do diretor do World Watch Institute (WWI) no Brasil Eduardo Athayde; e do gerente-executivo de Políticas Públicas do Instituto Ethos, Caio Magri.