Logo Prefeitura de Salvador

Destino Salvador é apresentado no Tour Gastronômico Brasil/Paraguai

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), participa do Tour Gastronômico Brasil-Paraguai, no país sul-americano. A partir desta terça-feira (6) até a sexta-feira (10), uma série de eventos ocorre em Assunção, capital paraguaia. 

Segundo o coordenador da Diretoria de Turismo da Secult, Filipe Braga, a iniciativa é da Embaixada Brasileira em Assunção, em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil. “A embaixada entrou em contato com o Escritório de Cooperação Internacional e com a Secult, que passaram a auxiliar e apoiar a organização do evento. É uma grande oportunidade de atuar dentro do Mercosul, com foco no turismo gastronômico da nossa cidade”. 

Ao todo, três cidades brasileiras farão parte do evento: Salvador, Ipojuca (Porto de Galinhas) e Curitiba, com a participação dos chefs Tereza Paim, Nicole Albuquerque e Rui Morschel. “A ideia do convite à Tereza surgiu da grande experiência da chef em eventos internacionais e por ter sido, recentemente, eleita pela revista ‘Prazeres da Mesa’ como a Personalidade da Gastronomia”, justificou Braga. 

Degustação – “Onde quer que eu vá, eu levo a Bahia, conectando saberes e sabores, através da gastronomia, da arte, história e cultura. Tudo está ligado”, declarou a chef Tereza Paim, honrada com o convite. No jantar desta terça-feira (6), no La Faena, restaurante conceituado de Assunção, ela vai mostrar um preparo diferente da tradicional ‘parrilla’ paraguaia, apresentando uma carne do sol servida com manteiga de garrafa. 

Na quarta-feira (7), o evento acontecerá em um mercado de um dos shoppings da cidade. Na ocasião, Salvador será apresentada ao público consumidor presente. A chef estará no local, mais uma vez, com degustação da gastronomia baiana. 

Na quinta-feira (9), haverá aula no Instituto de Gastronomia das Américas (IGA), na capital paraguaia, para estudantes da escola, que tem 140 filiais espalhadas por toda a América. Segundo Braga, esta é uma oportunidade de estreitar laços entre IGA Salvador e IGA Asunción, de forma a ampliar a visibilidade de Salvador entre os futuros chefs e suas redes de contatos. 

Durante o encerramento, na sexta-feira (10), são esperados 400 convidados, que conhecerão um pouco mais de Salvador e seus atrativos, além de provar a culinária típica da Bahia. 

Em alta – A secretária Andrea Mendonça comentou sobre os investimentos da Prefeitura na divulgação de Salvador. “A capital baiana está entre os destinos mais procurados, no primeiro semestre de 2022, segundo divulgação da Decolar e vamos continuar trabalhando para se tornar o primeiro. Estamos investindo forte fora do Brasil, participando do Brasil Tour Gastronómico, no Paraguai, divulgando a culinária de Salvador e recentemente apoiamos o artista Carlinhos Brown, no Carnaval de Notting Hill. Já no final de semana passado, marcamos presença na Lavagem de La Madeleine, na França. Essas e outras ações fazem parte da divulgação do destino que segue em alta”, declarou.

Criado: 06 Setembro 2022

Skip to content