Dezembro Vermelho estampa monumentos de Salvador

O Farol da Barra, o Elevador Lacerda e as fontes luminosas da capital baiana já estão iluminados na cor vermelha, em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de combate e prevenção à Aids. A ação é realizada pela Prefeitura de Salvador, através da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

A iluminação especial será mantida até o dia 31 e tem o objetivo de fazer um alerta à população. “Ao iluminar pontos turísticos de Salvador de vermelho, estamos reforçando a importância da prevenção à doença, e também o combate ao estigma e preconceito sobre este assunto, que merece total atenção”, disse o diretor da Dsip, Júnior Magalhães.

Mobilização – O Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro) foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a Aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a adoção da data ocorreu a partir da Constituição Federal de 1988, e envolve os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais.

A Aids – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, em inglês – é o estágio mais avançado da doença provocada pelo vírus HIV, que enfraquece o sistema imunológico e permite que outras doenças causem complicações e levem o paciente à morte. O vírus é transmitido principalmente através de relação sexual sem proteção e de compartilhamento de objetos perfurocortantes contaminados.