Dia D no Simm ofereceu 318 vagas de emprego para pessoas com deficiência

Promovido pelo Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm), o ‘Dia D’ ofereceu, nesta sexta-feira (17), 318 vagas à Pessoa Com Deficiência (PCD). O evento, que acontece anualmente, com atendimento exclusivo ao público, tem como objetivo incentivar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal.

Representantes de 16 empresas recrutaram profissionais dos mais diversos setores. Durante a ação, foram disponibilizadas vagas de enfermeiro, atendente, técnico de segurança, assistente administrativo, operador de telemarketing, entre outras. A faixa salarial variou entre R$1.500 a R$ 4.700.

“Temos feito um trabalho de sensibilização com as empresas, falando sobre a necessidade de flexibilização de critérios, para acolhimento dessas pessoas. Trabalhando com várias vertentes é possível garantir que elas tenham o direito a uma carreira, fonte de renda e autoconfiança”, afirmou a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto.

A vice-prefeita Ana Paula Matos esteve presente e destacou o dia como uma oportunidade de a sociedade amadurecer a ideia da inclusão. “Existem pessoas com muitos talentos, potencialidades e capacitação. Muitas vezes, por uma falta de conhecimento do empregador, essas potencialidades não são bem aproveitadas. Esse movimento não só permite o empoderamento, mas constrói de fato uma autonomia”, afirmou Ana Paula.

Expectativa – Pessoas portadoras de deficiência, que participaram do Dia D, destacaram a ação. “Hoje é um dia diferenciado e as expectativas são as melhores possíveis. Nós temos nossas limitações, mas queremos a oportunidade de mostrar que somos capazes de exercer funções, sendo profissionais habilidosos”, disse a assistente administrativa, Estefani Silva, de 20 anos.

Desempregado há dois meses, Mário Sérgio da Paz, de 45 anos, está confiante para retornar ao mercado de trabalho. “Hoje pesquisei as vagas, me coloquei à disposição do mercado, na expectativa de sair empregado”, afirmou.

A secretária Mila Paes, de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), ressaltou o trabalho contínuo realizado pela secretaria e destacou a importância do Dia D, na inclusão das pessoas com deficiência.

“Esse é um dia muito importante, porque concentramos nele todo o esforço que a secretaria tem feito, ao longo desses meses, e que vai continuar. É uma tarefa que envolve não apenas a sensibilização dos empresários para a disponibilidade de vagas PCD, como a formação e a capacitação dessas pessoas. A ideia da gente é, cada vez, mais mostrar que elas podem e devem estar ativas”, concluiu.

Inclusão – A ação também é vista de forma positiva pelas empresas, que entendem a importância da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A assistente de Gestão Humana da Indústria São Miguel, Juliana Costa, disse que a iniciativa facilita o recrutamento de pessoas capacitadas. “Essa ação é de grande valia, tanto para empresa quanto para o profissional”, avaliou.

Todas as empresas foram convidadas a aderirem ao Programa Treinar para Empregar, no processo seletivo de contratação do Simm, substituindo as horas de experiência exigidas por cursos de qualificação profissional.

Dentre as instituições parceiras e empregadores, participaram do Dia D, a Alô Atendimento, Atento Cabula, Hospital Aristides Maltez, BS Tecnologia, Hospital da Bahia, Intermarítima, Só Servi, Tel Telemática, Instituto Isaac, Socializa, Labchecap, Gran Palladium, Fundação Dois de Julho, Hospital da Mulher, São Miguel e Soreto.