Logo Prefeitura de Salvador

DIA D: Saúde mobiliza 120 pontos de vacinação contra a gripe e Covid-19 neste sábado (15)

Para intensificar o combate aos vírus da Influenza (gripe) e Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador montará uma megaestrutura com 120 pontos para o Dia D de vacinação neste sábado (15). A mobilização acontecerá entre 8h e 16h, em mais de 100 postos de saúde; dois drive-thrus; dez supermercados; seis shoppings centers; uma igreja e uma estação de transbordo.

Serão oferecidas doses do imunizante contra o coronavírus adulto, pediátrico e bivalente, além da influenza para os grupos prioritários. A relação completa pode ser consultada no site www.saude.salvador.ba.gov.br.

A titular da pasta, Ana Paula Matos. explica que será mais uma oportunidade para o cidadão se proteger contra os vírus. “As mobilizações aos sábados têm um caráter de acessibilidade para aquela parte da população que, ao não conseguir se deslocar em dias úteis aos postos, possa atualizar a carteira de vacina. Por entender também que é um dia que muitas famílias resolvem ir aos centros comerciais, intensificamos a descentralização das doses para que a vacina chegue ainda mais perto dos cidadãos”.

A coordenadora de Imunização, Doiane Lemos, reforça também a necessidade da proteção contra as síndromes gripais respiratórias nesse período do ano. “No outono já percebemos os efeitos das chuvas e das baixas temperaturas, cenário que favorece o risco da circulação de vírus respiratórios que se espalham facilmente de pessoa para pessoa, principalmente em ambientes fechados. A vacina é a principal ferramenta para, de forma preventiva, garantir a defesa do nosso organismo”.

A infectologista da SMS, Adielma Nizarala lembra ainda que as doses da gripe e Covid-19 podem ser aplicadas simultaneamente. “Esse ano, inclusive, foi antecipada a campanha da gripe após verificar que boa parte dos grupos prioritários também estão aptos para receber a bivalente. Será uma excelente forma de otimizar a ida ao ponto de vacinação e cuidar da saúde”.

INFLUENZA

Para ter acesso ao imunobiológico é preciso, além de levar a carteira de vacinação ou Cartão SUS e um documento com foto, além de apresentar documento que comprove a elegibilidade enquanto grupo prioritário, por exemplo, relatório médico será exigido para o portador de doença crônica. A lista completa de documentação está disponível no site da SMS.

Os grupos habilitados a tomar a vacina são: Gestantes; Puérperas; Idosos; Povos indígenas; Trabalhadores da saúde; Pessoas com deficiência permanente; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade e funcionários dessas unidades; Crianças de seis meses a menores de seis anos; Professores; Pessoas com comorbidades; Forças de segurança e salvamento; Forças armadas; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários.

As crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) que forem ser vacinadas pela primeira vez contra influenza vão ter o esquema com duas doses. O intervalo é de 30 dias.

Já pequenos que receberam ao menos uma aplicação da vacina contra a gripe em anos anteriores vão receber apenas uma dose.

COVID-19

BIVALENTE – A vacinação bivalente acontece para os idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais e os respectivos trabalhadores destes Centros de Acolhimento, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, além de pessoas com deficiência permanente, bem como Trabalhadores do sistema prisional, população privada de liberdades e adolescentes sob medidas socioeducativas.

A dose também está disponível para pessoas 12 anos ou mais com comorbidades. A comprovação para esse grupo realizada, por determinação do Ministério da Saúde, de forma autodeclarada (o indivíduo deve informar qual patologia apresenta no ato da vacinação). A lista de comorbidades habilitadas está no site da SMS.

As pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas, estão aptas a receber a bivalente desde que respeitando o intervalo mínimo de dois meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes (CoronaVac, Oxford, Pfizer ou Janssen). Ainda dentro deste público, quem já foi vacinado com três doses poderá receber a bivalente, neste caso, respeitando o intervalo de quatro meses a partir da 3ª dose.

Documentação – Para ter acesso a bivalente, é necessário residir em Salvador e possuir o Cartão SUS habilitado para a capital baiana. A consulta pode ser feita no site www.saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/reimpressao-de-cartao-sus/.

A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site www.saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde.

Gestantes: Segundo o informe técnico para a gestante não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente que a mulher afirme seu estado de gravidez.

Puérperas: Deverão apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto)

Trabalhador da saúde: Deverá ser apresentado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde, seja através de crachá, contracheque ou a carteira do conselho ou declaração emitida pelo serviço de saúde de atuação do profissional.

PCD: O indivíduo ou responsável deverá informar ao profissional do ponto de vacinação qual o tipo da deficiência possui.

DEMAIS PÚBLICOS

A estratégia de vacinação contempla ainda 1ª e 2ª dose para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades. O reforço da Pfizer Pediátrica para menores de 5 a 11 anos com/sem comorbidades também estará disponível para quem tiver nome na lista da SMS. A imunização do público infantil será realizada mediante apresentação do documento de identificação da criança e dos pais e/ou responsáveis, carteira de vacinação, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.

Além disso, a estratégia segue com a aplicação da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose para pessoas com 18 anos ou mais, em esquema “Liberou Geral”, para quem não é residente de Salvador ou não tenha iniciado o esquema primário na capital. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

O interessado deve apresentar obrigatoriamente originais e cópias do cartão de vacina ou carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia. Os demais grupos que não estão incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da SMS.

A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Nota Técnica nº 177/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS estabelece que todos os indivíduos que receberam como esquema primário a vacina Janssen (Dose Única), entre 18 e 39 anos, estão orientados a receber um segundo reforço; e todos os indivíduos de 40 anos ou mais, estão orientados a receber um terceiro reforço.

APRAZAMENTOS DO DIA D NESTE SÁBADO (15):

2ª DOSE – PFIZER BABY: CRIANÇAS DE SEIS MESES A 4 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES) QUE TOMARAM A 1ª DOSE ATÉ O DIA 17/3/2023

2ª DOSE – JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A 1ª DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 14/2/2023

2ª DOSE – OXFORD: APRAZADOS ATÉ 12/5/2023

2ª DOSE – PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS APRAZADAS ATÉ 12/5/2023

2ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS APRAZADAS ATÉ 12/5/2023

REFORÇO DA PFIZER PEDIÁTRICA – CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 15/11/2022

3ª DOSE – PFIZER BABY: CRIANÇAS DE SEIS MESES A 4 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 14/2/2023

3ª DOSE: CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES QUE INICIARAM O ESQUEMA VACINAL COM CORONAVAC E TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ 16/12/22

3ª DOSE: ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 16/11/2022

3ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 17/12/2022 – LIBEROU GERAL

3ª DOSE – PFIZER BIVALENTE: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 17/2/2023

3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 16/11/2022

3ª DOSE (2º REFORÇO) – PESSOAS ENTRE 18 E 39 ANOS QUE FIZERAM ESQUEMA PRIMÁRIO COM JANSSEN ATÉ 16/12/2022

4ª DOSE (3º REFORÇO) – PESSOAS COM 40 ANOS OU MAIS QUE FIZERAM O ESQUEMA PRIMÁRIO COM JANSSEN ATÉ 16/12/2022

4ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ O DIA 16/12/2022 – LIBEROU GERAL.

VACINA BIVALENTE – PARA AQUELES QUE TENHAM TOMADO, PELO MENOS, DUAS DOSES MONOVALENTES ATÉ O DIA 15/12/2022.

Texto: Ascom/SMS

Skip to content