Dia da Mulher Negra movimenta escola municipal no próximo dia 29

A Escola Municipal Saturnino Cabral, localizada na Rua Araçatuba, 60, no bairro de Cosme de Farias, promove na próxima sexta-feira (29), das 13h às 16h, o Alto das Pretas. A programação especial acontece em homenagem ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho.

Na ocasião, haverá contação de histórias, ciranda, apresentação musical e um desfile de moda com roupas doadas pelas marcas Preta Brasil e Bela Oyá. As peças estarão estampadas com frases de enaltecimento das mulheres negras.

“O evento terá o formato de uma aula aberta para a comunidade, na qual os estudantes farão diferentes apresentações artístico-culturais para demonstrar os talentos da escola durante a celebração”, explica a diretora da Saturnino Cabral, Jaciara Araújo. Ela ainda complementa que a temática étnico-racial é trabalhada ao longo de todo o ano na escola, enfatizada em datas como o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) e no dia 25 deste mês.

Símbolo – O Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha é celebrado em referência à heroína Tereza de Benguela, líder do Quilombo Quariterê, situado na atual fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, no século XVIII. Tereza resistiu à escravidão por duas décadas, motivo pelo qual ela se tornou um símbolo da luta das mulheres negras pela igualdade racial e de gênero.