Dia do Desejo aguça paladar dos pacientes internados no Hospital Municipal

Pacientes que estão em internação prolongada no Hospital Municipal de Salvador (HMS), na Boca da Mata, têm os desejos gastronômicos realizados por um dia pela equipe do Serviço de Nutrição da unidade. A mais recente iniciativa, ocorrida na última quinta-feira (26), envolveu a preparação de um prato especial, escolhido pelos pacientes, para realizar a vontade de comer a comida preferida de cada um.

Chamada “Dia do Desejo”, a ação acontece mensalmente no HMS desde abril de 2021, quando nutricionistas e copeiros visitam as Unidades de Internação, realizando os desejos de pacientes que estão em internação prolongada ou em cuidados paliativos. A ação também acontece nas Unidades de Internação pediátrica, contemplando todas as crianças.

A coordenadora do serviço de Nutrição do hospital, Sandra Tavares, explica que os preparativos começam dois dias antes. Na ocasião, os nutricionistas assistenciais realizam a triagem e a visita aos pacientes em estado de paliação e/ou internamento prolongado, para apresentar nosso cardápio com opções que atendam o desejo de cada paciente, levando sempre em conta a consistência da dieta e o que é viável, considerando a patologia e condição de mastigação.

“Quem se alimenta com a consistência pastosa pode pedir um milk shake, um smoothie ou um pudim. Quem tem uma dieta branda pode escolher um cachorro-quente, hambúrguer ou pizza. Nós também fazemos algumas adaptações, por exemplo, um paciente diabético pode comer um pudim diet. Eles escolhem e ficam na expectativa”, destaca a nutricionista.

No dia da ação, a equipe ainda faz questão de usar fantasia e brincar com os pacientes, levando ludicidade. “As equipes de enfermagem das unidades também têm uma receptividade muito boa. Não se trata apenas da preparação do alimento, mas queremos levar algo a mais, o carinho e amor no preparo da refeição”, complementa Sandra.