Dia Mundial da Limpeza motiva programação especial em Salvador

Em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up Day), celebrado no próximo sábado (18), Salvador terá uma programação especial com diversas ações, realizadas ou apoiadas pela Prefeitura. A partir desta quinta-feira (16), a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e o Parque Social, realiza uma exposição para os alunos da Escola Municipal Alfredo Amorim, localizada no Largo do Papagaio.

Uma onda confeccionada com garrafas pet e um peixe coletor são apenas alguns dos equipamentos que ficarão disponíveis na unidade de ensino. “Temos a consciência de que se adotarmos um conjunto de práticas que protejam a natureza, conseguiremos evitar danos ao meio ambiente, como a poluição, a degradação das florestas, a extinção de animais e o aquecimento global”, destacou a diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos.

Nesta sexta-feira (17), às 14h, agentes de educação do Parque Social, juntamente com a equipe de engenheiros ambientais e sanitaristas da Limpurb, vão realizar um bate-papo com os alunos do sexto ano do ensino fundamental, da Escola Alfredo Amorim, sobre os impactos do descarte irregular de resíduos para a cidade e para o meio ambiente.

Sábado – No sábado (18), a partir das 9h, na praia de Boa Viagem, a Limpurb, juntamente com os projetos Ocean Care BR, Green Ideas e o Instituto Limpa Brasil, integra a Parada Sustentável. A ação vai arrecadar garrafas pet e orientar os visitantes sobre os danos que o descarte de plásticos causa nos oceanos. Além da Boa Viagem, a praia de Jardim de Alah e Praia Grande, em Ilha de Maré, também serão contempladas com mutirões de limpeza. Ainda no sábado, será iniciado o processo de renovação e instalação de novas papeleiras em toda a orla de Salvador.

“Estamos realizando intervenções em toda a cidade em alusão ao Clean Up Day, para que as pessoas se conscientizem sobre a importância da manutenção da limpeza em todos os âmbitos.  Mudanças de atitude simples como descartar os resíduos corretamente, evitar desperdícios e reaproveitar sempre que possível, podem fazer a diferença não só na nossa cidade, mas no mundo”, pontua o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Reciclagem – Também a partir deste sábado (18) e até o próximo dia 24, das 8h às 20h, a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e a Limpurb participam da 2° edição do “Braskem Recicla: tudo se transforma, nada se desperdiça”. Nesse período, a população poderá entregar resíduos, como embalagens plásticas, papel, papelão, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, metais e vidro, no sistema drive-thru, montado na Avenida Otávio Mangabeira, em frente ao Jardim dos Namorados.

Realizado pela startup Solos, a ação, apoiada pela Prefeitura, tem como objetivo estimular a população a refletir sobre o descarte e pós-consumo. Para participar, os interessados devem separar e higienizar os materiais e entregar no drive-thru. Além disso, um sistema de coleta porta a porta com triciclo irá percorrer os estabelecimentos comerciais e residências localizados em um raio de 1km do drive-thru, coletando resíduos recicláveis. A expectativa é de que sejam recolhidas duas toneladas de materiais, gerando R$10 mil em renda para os cooperados da Cooperguary, sediada em Periperi.

Para a titular da Secis, Edna França, a iniciativa marca uma das principais ações no calendário do Dia Mundial da Limpeza e coloca Salvador como uma cidade destaque. “Sabemos que devemos cuidar do ambiente e da natureza em nossa volta todos os dias. Mas, também é muito importante termos datas ao longo do ano que tragam uma reflexão mais profunda do cuidado que devemos ter com o planeta que vivemos, na cidade em que moramos. Quando essas datas também sugerem ações coletivas, melhor ainda, porque essa reflexão acerca da sustentabilidade reverbera com mais força e tem maior alcance”, ressalta.

Na primeira edição, realizada em setembro de 2020, dentro de um drive-in, no Centro de Convenções, foram coletadas seis toneladas de resíduos, durante um mês de funcionamento, gerando R$20 mil em renda para as cooperadas. De acordo com Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, esta segunda edição do Braskem Recicla avança um pouco mais, uma vez que estará em um espaço público com maior visibilidade.

“Queremos estimular a conscientização das pessoas acerca do descarte correto no pós-consumo, contribuindo para a circularidade da economia, e ainda garantir geração de renda para a cooperativa parceira desta ação”, afirma.