Diretoria de Iluminação recebeu mais de 50 mil solicitações em 2021

A Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), promoveu, somente no ano de 2021, mais de 50 mil atendimentos de demandas referentes à iluminação em Salvador. Somente os protocolos enviados pelo Fala Salvador contabilizam 42 mil solicitações, enquanto as manutenções de grandes vias chegaram a 4 mil e as emergenciais a 5 mil.

As manutenções realizadas incluem troca de lâmpada, reparo de braçadeira, luminárias e postes de iluminação pública em toda a capital baiana. O serviço é feito não só através das solicitações recebidas pelos canais da Prefeitura, mas também nas rondas realizadas pelos profissionais da Dsip na cidade.

A vistoria é feita em pontos críticos, a exemplo das avenidas Luiz Viana Filho (Paralela), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Miguel Calmon (Vale do Canela), Lafayette Coutinho (Contorno) e Centenário. Nestes locais, o vandalismo é a principal causa das manutenções promovidas e, como há grande fluxo de carros e pessoas, as equipes estão sempre a postos para evitar a falta de luminosidade.

Além disso, a diretoria promove manutenções preventivas, de forma a manter a cidade sempre acesa, garantindo a segurança da população e evitando acidentes. “Pensamos na segurança dos cidadãos que transitam nestes locais, seja de carro ou a pé. Quanto mais a cidade estiver iluminada e fizermos o nosso serviço, maior a segurança de todos”, disse o gerente de Monitoramento e Manutenção da Dsip, Leonardo Pimentel.

De acordo com Pimentel, Salvador possui hoje quase 180 mil pontos de iluminação. Mais recentemente, o órgão instalou iluminações provisórias no entorno de centros comerciais da cidade, reforçando também a ação em pontos de ônibus próximos aos estabelecimentos, devido à movimentação provocada pelas compras de fim de ano.

Telegestão – Para reforçar a agilidade no atendimento das demandas, a capital baiana tem utilizado a telegestão para acompanhamento de luminárias da cidade. O sistema gera alarmes de notificação de lâmpadas apagadas, instabilidade e fornecimento de energia, que são enviados para o celular e e-mail da equipe. Pelo sistema, é possível ainda fazer um monitoramento em tempo real, criando interatividade com o controlador.

Solicitações – Os serviços do órgão podem ser solicitados através dos canais da Prefeitura, no Disque Salvador 156, no site www.falasalvador.ba.gov.br e também pelo app Fala Salvador Cidadão. Além disso, a Dsip recebe solicitações emergenciais, que envolvem apagões, postes dando choque ou caídos em via ou fiação exposta, através do WhatsApp (71) 98549-8728. De imediato, as demandas são encaminhadas para atendimento e o cidadão tem até 48h para receber um retorno da Dsip.