Distrito de Cajazeiras recebe duas unidades de saúde reformadas

O prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, entregaram hoje (26) duas unidades requalificadas no Distrito Sanitário Cajazeiras: a Unidade de Saúde da Família (USF) Boca da Mata, em Boca da Mata, e a USF Yolanda Pires, em Fazenda Grande I. As duas unidades vão oferecer serviços como curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta, distribuição de medicamentos e fornecimento do Cartão SUS. As USFs de Boca da Mata e Fazenda Grande I realizarão os atendimentos do Programa de Saúde da Família considerando as áreas prioritárias da atenção básica.

A USF Boca da Mata tem capacidade para atender 440 pessoas por dia atendendo às localidades de Vila da Paz (onde se localiza a unidade), Central e Jambeiro, com três equipes de saúde da família e previsão de 120 visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde. A USF Yolanda Pires, em Fazenda Grande I, tem a mesma capacidade de atendimento, também contando com três equipes de saúde da família e com previsão de realizar 64 visitas domiciliares pelos agentes comunitários.

O secretário municipal de Saúde destacou que a região de Cajazeiras cresceu demais, sem que a rede disponível para os moradores acompanhasse esse desenvolvimento. Por esse motivo, a pasta começou a discutir a ampliação da USF de Boca da Mata, permitindo a implantação de mais equipes de saúde da família. “Nosso projeto é, também, dobrar a rede de pronto atendimento no próximo ano, com nove unidades, numa expansão ainda não registrada na cidade. Isso, é claro, valorizando as áreas periféricas, levando a saúde para perto das pessoas”, observou.

O prefeito destacou que esse é o maior processo de recuperação física que a cidade já assistiu na área da saúde, com ações coordenadas com a readequação das equipes de profissionais. “Fico feliz de ver que nossas decisões começam a dar resultado. E já começamos a sepultar aquela velha história de ter pacientes que chegam ao posto e não conseguem atendimento por falta de médicos. Continuamos a trabalhar para que até o final do ano todas as unidades de saúde tenham equipes completas. Encerro esse primeiro ano de governo animado, sabendo que agora as pessoas podem voltar a confiar na Prefeitura”, afirmou Neto.