Doca1 lança projeto “O Povo em Festa” nesta quinta (12)

O Doca1 – Polo de Economia Criativa, situado na Avenida da França, no Comércio, lança o projeto “O Povo em Festa” nesta quinta-feira (12), às 17h, dia da Lavagem do Bonfim. Com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Saltur), a iniciativa contará nessa abertura com os shows das bandas Afrocidade e Samba pra Rua, e visa estimular as potências simbólicas e criativas da cidade, a partir das festas de rua na capital baiana. A entrada é gratuita e os ingressos – já esgotados – foram disponibilizados no site da Sympla.

“O Povo em Festa” é uma referência e homenagem ao célebre escritor baiano Jorge Amado, cujo livro-guia “Bahia de Todos-os-Santos” (1945) inclui um capítulo dedicado ao calendário das festas populares de Salvador. Até fevereiro, o Doca1 terá uma agenda do verão e do turismo cultural, com atrações que mesclam tradições às tendências de uma cidade com a dinâmica em permanente movimento, proporcionando o acesso do público ao rico patrimônio cultural da cidade.

Quem abre a tarde de música é o Samba pra Rua, grupo criado em 2022 para honrar a tradição das rodas de samba como espaços de diversão e resistência. Do samba do Recôncavo da Bahia ao samba carioca, do samba duro aos batuques dos blocos afros, o repertório contempla os grandes nomes do ritmo e músicas autorais, tocados por artistas locais, notadamente mulheres negras.

Depois, o público poderá conferir o show de um dos maiores fenômenos da música da Bahia na atualidade: Afrocidade. Oriunda de Camaçari, a banda faz das apresentações ao vivo um acontecimento catártico que conecta a musicalidade negra baiana e internacional. Fruto das misturas de ritmos periféricos, marcados pela matriz percussiva, com conscientização política e social, o som atesta a força, importância e influência direta dos valores étnicos baianos e brasileiros na formação de nossa identidade.

Criado: 11 Janeiro 2023