Documentário apoiado pela Prefeitura do Salvador é premiado nos EUA

Um dos projetos apoiados pelo edital Arte em Toda Parte, promovido pela Prefeitura do Salvador através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), é um dos ganhadores do TFI Latin America Media Arts Fund 2014.

producao

O documentário baiano Jonas e o Circo Sem Lona, da Plano 3 Filmes e direção de Paula Gomes, foi um dos agraciados pela premiação promovida pelo Tribeca Film Institute (TFI), uma organização de apoio as artes criada pelo ator norte-americano Robert de Niro, em Nova Iorque.

A filmagem foi realizada durante um ano na Região Metropolitana de Salvador e a história gira em torno do garoto Jonas, de 13 anos, que sonha em manter vivo o circo que ele mesmo criou no quintal de sua casa. Ao mesmo tempo, Jonas enfrenta o grande desafio de crescer. É também muma reflexão sobre o fim da infância e o que as pessoas fazem com os próprios sonhos. A obra, inclusive, foi exibida gratuitamente na Praça São Braz, no bairro de Plataforma, no último dia 14.

Agora, o Tribeca Film Institute também vai apoiar parte da finalização do documentário, que está em fase de pós-produção, e também fazer o acompanhamento através de consultoria artística, além de dar visibilidade ao filme dentro da indústria cinematográfica internacional.

O projeto também foi selecionado para outros mercados, como DocMontevideo, DocBuenosAires, Atlantidoc e DocsBarcelona. Na próxima segunda-feira (28), será apresentado em um dos mais importantes festivais de documentários do mundo – o Visions Du Réel, em Nyon, Suíça.