Donas do Sabor já alcançou mais de 600 mil visualizações no YouTube

A websérie Donas do Sabor, disponível no canal do Visit Salvador da Bahia no YouTube, tem sido um marco para reverenciar a cultura gastronômica da capital baiana. Composta por cinco episódios onde chefes renomadas da cidade se unem e cozinham de forma colaborativa pratos recheados de história e ancestralidade, os episódios no YouTube já contam com 637 mil visualizações na plataforma.

As participantes da produção audiovisual são as chefes Déa Nascimento (Solar Gastronomia); Ana Célia (Zanzibar); Tereza Paim (Casa de Tereza); Deliene Mota (Encantos da Maré); Angeluci Figueiredo (Restaurante Preta); Dona Jô (Cantinho da Jô); Angélica Moreira (Ajeum da Diáspora); Nara Amaral (Di Janela); Neinha (Neinha Point do Camarão) e Leila Carreiro (Dona Mariquita).

Os episódios podem ser conferidos através do link www.youtube.com/watch?v=aQytjWx1aL8 . Quem apreciar as produções vai se encantar com a produção de pratos como a feijoada de frutos do mar com peixe, ostra, polvo, camarão e feijão branco feita por Ana Célia e Déa, ou ainda com a moqueca de camarão e maturi produzida por Neinha e Leila.

Para a chef Leila Carreiro, a websérie permitiu que o grupo de mulheres expressasse sua relação com a cultura de Salvador por meio de pratos recheados de afetividade. “Ser dona do sabor é ser dona de suas receitas, de seus pratos favoritos. É saber e conhecer todas as feiras de sua localidade, é saber os pratos culinários de sua região”, finalizou.

Indicações – Quem quiser provar os pratos expostos na série e ou se animar para explorar sabores de outros restaurantes espalhados por toda a cidade, é possível consultar refeições famosas produzidas por diversas mulheres da capital no site www.salvadordabahia.com/donasdosabor . No site a pesquisa pode ser feita por bairro, possibilitando ao soteropolitano criar novas rotas gastronômicas na cidade, ou ainda pelo nome do estabelecimento.

Além de consultar informações sobre os pratos que são especialidade nos restaurantes e informações sobre os restaurantes, ainda é possível conhecer quem produz a refeição em cada local. As chefs que quiserem participar do site ainda podem fazer a inscrição na própria página do projeto.

Projeto – A websérie e o site integram as ações do Festival Donas do Sabor, lançado em novembro passado e que teve como objetivo fomentar a rota turística gastronômica da cidade, para atrair visitantes nacionais e internacionais através da potencialização das mulheres que dominam a culinária baiana. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Women on Food (uma aliança internacional com o objetivo de conectar e capacitar mulheres que estão transformando a gastronomia em todo o mundo) e contou com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do Shopping Barra.