Doron terá mais casas reformadas pelo Morar Melhor

O Morar Melhor chegou pela primeira vez ao bairro do Doron promovendo a reforma de 186 imóveis em situação de precariedade. A entrega simbólica dos imóveis às famílias foi realizada nesta terça-feira (27) pelo prefeito Bruno Reis, ao lado do titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Julio Santos, e demais autoridades.

O prefeito destacou que atualmente o município está concluindo a terceira etapa do Morar Melhor e que a Prefeitura já licitou a reforma de mais 12 mil unidades para a próxima fase do programa. Deste total, já foram cadastradas mais de 6 mil residências para passarem pelas intervenções. O chefe do Executivo municipal também aproveitou para autorizar a reforma de mais 64 imóveis na comunidade.

“Não há nada mais importante para o ser humano do que a própria casa, que é onde cria nossos filhos e recebe os familiares e amigos. Ficamos felizes em ver a alegria das pessoas que, agora sim, têm uma casa de verdade, sem sofrer com goteiras no período das chuvas ou, ainda, com o calor excessivo durante o verão. E ainda privilegiamos as mulheres chefes de família”, explanou Bruno Reis.

Por meio do Morar Melhor, a Prefeitura vem garantindo benfeitorias, conforme a vontade dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. O limite de recursos empregados para as intervenções em cada habitação é de até R$7 mil. Desde que o programa entrou em ação na capital baiana, em 2015, a Prefeitura já reformou quase 37 mil casas em mais de 200 localidades de Salvador.

Patrícia Oliveira Silva, 39 anos, reside com o esposo e os dois filhos em um dos imóveis que passou por intervenções da Prefeitura. Ela contou que a reforma contribuiu para melhorar vários aspectos da própria vida e da família.

“Estávamos precisando. Tudo o que foi feito na nossa casa foi da época que construímos e, se fosse hoje, não teríamos condições. Com a reforma, por exemplo, foram trocados o telhado e as janelas que tinha comprado no bazar, já com defeito, dentre outras melhorias. Agora temos uma casa mais ventilada, mais confortável e mais bonita para viver”, finalizou.

Funcionamento – O cadastramento das residências beneficiadas pelo Morar Melhor é feito pela Seinfra. Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Criado: 27 Setembro 2022