É HOJE: Valéria ganha primeira UPA construída pela atual gestão

No mês de aniversário da cidade, quem ganha o presente é a população de Salvador. Após anos contando com serviços limitados na área de urgência e emergência, o bairro de Valéria recebe nesta sexta-feira (28) a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) construída na gestão do prefeito ACM Neto. A UPA, localizada na Rua do Lavrador (próxima ao Colégio Estadual Noêmia), será inaugurada às 15h pelo prefeito e pelo secretário de Saúde, José Rodrigues Alves.

Em uma área de 1.500 m2, a unidade contará com 19 leitos de observação e quatro de estabilização, atendimento clínico, pediátrico, cirúrgico e de traumato-ortopedia, apoio diagnóstico e terapêutico em radiologia, laboratório de patologia clínica e ultrassonografia, procedimentos e odontologia 24 horas, eletrocardiograma e serviço de atenção domiciliar para pacientes que recebem alta mas continuam necessitando de cuidados. Também contará com uma base do SAMU, permitindo uma resposta mais rápida aos chamados provenientes dos bairros vizinhos como São Caetano, Fazenda Grande do Retiro, Marechal Rondon, Lobato, Bom Juá, Alto do Cabrito, Boa Vista do Lobato, Retiro e Campinas de Pirajá.

A UPA terá capacidade para atender 500 pessoas diariamente, três vezes mais em comparação ao número de atendimentos realizados atualmente no pronto-atendimento Dr. Cézar Vaz de Carvalho, também no bairro, que não possui estrutura adequada para acolher os pacientes, nem que possibilite sua ampliação. A equipe da nova UPA de Valéria será composta diariamente por seis médicos, sete enfermeiros, 20 técnicos de enfermagem, um assistente social, um nutricionista e um farmacêutico.

As obras foram paralisadas no final de 2012. A retomada das intervenções, em fevereiro do ano seguinte, foi uma das primeiras medidas da gestão ACM Neto na área de saúde com o objetivo de garantir atendimentos em urgência e emergência na região, evitando o deslocamento dos moradores para bairros distantes em busca da assistência.

“Existia um hiato no setor. Há mais de nove anos foram criados os últimos Prontos-Atendimentos em Salvador, alguns de pequeno porte, totalizando apenas nove unidades de urgência e emergência na capital. O desafio começa a ser superado e em um ano entregaremos a maior rede de urgência e emergência que a cidade já viu, dobrando o número de postos nesse perfil”, comemora o secretário José Antônio Rodrigues Alves.

A atual gestão, somente em 2014, vai entregar oito UPAs custeadas em quase sua totalidade com recursos municipais. Estão em andamento as obras de construção das unidades San Martin, Parque São Cristóvão, Itapuã, Brotas, Barris, Pirajá e Paripe.

Subúrbio Ferroviário – Outro exemplo do trabalho da Prefeitura em aumentar a capilaridade dos serviços de saúde é a reativação da UPA Adroaldo Albergaria, em Periperi. Em novembro passado, pela primeira vez desde sua reinauguração, em 2012, a unidade passou a funcionar com 100% da capacidade instalada. Para isso, a administração contratou uma empresa de gerenciamento clínico-operacional, sendo responsável pela execução dos serviços na área de clínica geral, ortopedia e pediatria.

Com a contratualização, a UPA Periperi passou a ter capacidade de atender 600 pessoas diariamente, por 24 horas ininterruptas, através da atuação de dois médicos clínicos, dois pediatras e dois ortopedista – o dobro de profissionais antes lotados na unidade. A reorganização da UPA é um marco na área da saúde, além de ratificar o compromisso da Prefeitura com o Subúrbio Ferroviário.