Logo Prefeitura de Salvador

Edição 2014 do Boca de Brasa começa no Nordeste de Amaralina

O bairro do Nordeste de Amaralina é o ponto de partida da edição 2014 do projeto Boca de Brasa, que começa neste mês de junho. A ação será realizada entre os dias 4 e 8 na Escola Zulmira Torres, localizada na  Rua Beco da Cultura, s/n.  O lançamento foi feito na última segunda-feira (26), em reunião entre representantes da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão responsável pelo projeto, professores e moradores.

 

O Boca de Brasa vai oferecer oficinas culturais gratuitas aos artistas moradores do bairro e adjacências. As inscrições já estão abertas e prosseguem até quarta-feira (3) no site www.culturafgm.salvador.ba.gov.br, ou presencialmente na escola, das 9 às 17h. As oficinas oferecidas serão Teatro de Rua, Audiovisual, DJ (Hip-Hop), Música, Dança de Rua e Elaboração de Projetos e Gestão de Grupos. As aulas acontecem de 4 a 7 de junho (quarta a sexta-feira, das 18 às 22h, e sábado, das 14 às 18h).

 

 

Para participar, é necessário ser morador do bairro ou adjacências, ter idade igual ou superior a 16 anos e possuir pelo menos um ano de atuação na área cultural.

 

As turmas terão a quantidade máxima de 30 alunos. Nos casos em que número de inscritos superar o das vagas, as inscrições serão submetidas a um processo de seleção por parte dos professores das oficinas.  

 

No domingo (8), a partir das 17h, será realizada a mostra com o resultado artístico das oficinas, em um palco móvel a ser instalado no Largo das Baianas, em Amaralina. A novidade deste ano é que, a cada edição, o bairro contemplado irá receber um artista de grande representatividade no cenário cultural da cidade, cujas raízes são referentes ao local, e ele irá participar do show que finalizará a execução do projeto.

 

 

O projeto também prevê o intercâmbio entre os artistas das comunidades. Os destaques de cada bairro poderão se apresentar em diferentes locais, conforme forem realizadas as outras edições.

 

 

“A expectativa é grande para o segundo ano do projeto. Com a experiência adquirida em 2013, pudemos aprimorar a proposta e ampliar sua abrangência, e ele será realizado até setembro. Muitos artistas da cidade terão seu trabalho conhecido e divulgado e esse é o principal objetivo do Boca de Brasa”, afirmou o presidente da FGM, Fernando Guerreiro.

 

 

Histórico – Idealizado por Roberto Pinho e Wally Salomão e lançado em 1986 pela FGM, o projeto Boca de Brasa busca fomentar a cultura na periferia de Salvador, com o foco no resgate da cidadania, através do incentivo ao desenvolvimento das diversas manifestações artísticas de cada região. Em 2003, o projeto foi suspenso, após a realização de 600 apresentações.

 

 

No ano passado, a Prefeitura de Salvador retomou a iniciativa, promovendo inovações como a realização das oficinas e do intercâmbio entre os artistas dos diversos bairros da cidade. Ao todo, foram realizadas 250 inscrições nas oficinas e 65 apresentações artísticas em três bairros de Salvador (Plataforma, Cajazeiras e Boca do Rio).

Skip to content