Educação promove evento especial em homenagem à Semana do Meio Ambiente

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), organizou uma atividade especial em celebração à Semana do Meio Ambiente nesta segunda-feira (6), no Subúrbio 360, em Coutos. Denominada “Uma Só Terra”, a ação contou com apresentações artísticas, oficinas de reuso, plantio de mudas da Mata Atlântica, gamificação Corrida Sustentável e o lançamento da 4ª edição da revista Turminha Sustentável, no intuito de chamar a atenção das pessoas para a necessidade da preservação do meio ambiente, principalmente neste período de mudanças climáticas.

O secretário da Educação, Marcelo Oliveira, falou que a palavra mágica do momento é conscientização. “Temos uma responsabilidade com esse patrimônio que é a natureza. Quando se fala em preservação de meio ambiente, é importante mostrar às gerações futuras que elas precisam prestar atenção nas ações do presente, porque algumas pequenas ações podem ser desastrosas para o futuro, e quando trazemos para a escola estamos fazendo esse trabalho importante”.

A diretora de Resiliência da Secis, Tainara Ferreira, afirmou que o trabalho com as crianças é essencial para garantir um futuro mais sustentável. “Conscientizar as crianças é fundamental. Hoje somos adultos mais conscientes, mas as crianças estarão mais à frente porque têm acesso à informação sobre sustentabilidade, meio ambiente e conservação, então é importante fomentar isso com o público mais jovem”.

O estudante Fabrício Evangelista, de 12 anos, está no 6º ano e participou da iniciativa. “É bom a gente cuidar, porque não pode deixar morrer. A gente já aprendeu que não pode lixo na rua, tem que molhar as plantas e cuidar da gente também, porque é importante para o futuro”.

O jovem Rickson Araújo, de 11 anos e também do 6º ano, destacou que preservar a vida de todos é importante. “Já aprendi muitas coisas sobre poluição, de cuidar do meio ambiente, das pessoas. Não poluir as florestas e águas, porque é o meu futuro e dos meus colegas”.

Revista – A programação também contou com o lançamento da Revista Turminha Sustentável, com o tema “Mudanças do Clima 4ª Edição – na Rede Municipal de Educação”. Produzida em parceria com a Agência de Cooperação Alemã – GIZ, Smed e Defesa Civil de Salvador (Codesal), a publicação utiliza uma linguagem lúdica para difundir entre o público infantil, de 6 a 11 anos, a importância do cuidado com o meio ambiente.

“Acho que é de criança que a gente cria o bom hábito de preservar o meio ambiente, passando para família e amigos. Essa é a quarta edição da turminha e a gente vem trabalhando nos últimos sete anos com lixo, água, Mata Atlântica e agora com a mudança do clima”, declarou o autor Will Leão.