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Eficácia da iluminação em LED reduz em 44% número de solicitações de manutenção   

Através do trabalho realizado pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Salvador alcançou o marco de ser a primeira capital do país 100% em LED, com recursos próprios. A redução de 44% do número de abertura de protocolos para manutenção da iluminação pública na cidade comprova os benefícios da modernização das luminárias. Entre janeiro e março deste ano foram registradas 5.237 solicitações referentes a consertos de lâmpadas apagadas, enquanto no mesmo período de 2022, foram abertos 9.249 chamados. 

Considerada a mais moderna do mercado, as lâmpadas em LED reduzem o consumo de energia em até 60% comparado a modelos anteriores. Além disso, a tecnologia melhora a visibilidade alcançando altos índices de reprodução da cor (IRC), tem melhor uniformidade nas vias e maior durabilidade, podendo chegar a 65 mil horas de uso. 

De acordo com o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães, Salvador possui o que há de melhor no quesito eficiência e economia de consumo. “A redução do número de abertura de protocolos comprova que a iluminação em LED é moderna e de qualidade. A modernização garante que as lâmpadas tenham quase o dobro de vida útil se comparadas às convencionais. E a chance de dar defeito é muito menor”, afirmou. 

Segundo o gerente de Monitoramento e Manutenção da Dsip, Leonardo Pimentel, a tecnologia LED ainda permite maior conectividade através da telegestão. “Com as lâmpadas modernizadas é possível introduzir o monitoramento remoto do parque de iluminação com a telegestão, trazendo grandes benefícios com redução de custo e identificação quase que instantânea de falhas, otimizando os atendimentos”, explica. 

Contato – Os serviços de manutenção podem ser solicitados através dos canais da Prefeitura, no Fala Salvador 156, no site www.falasalvador.ba.gov.br e também pelo app Fala Salvador Cidadão. Além disso, a Dsip recebe solicitações emergenciais, que envolvem apagões (acima de seis pontos apagados em sequência), postes dando choque ou caídos em via ou fiação exposta, através do WhatsApp (71) 98549-8728. De imediato, as demandas são encaminhadas para atendimento. O cidadão tem até 48h para receber um retorno do órgão.  

“A abertura de protocolo permite que o problema seja solucionado de forma célere. Temos a população como nossa maior aliada, por isso ressaltamos a importância desses registros. Com o apoio da comunidade, conseguimos atingir a meta de manter nossa cidade linda e iluminada sempre”, completou Magalhães. 

Texto: Ascom Dsip/Semop 

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