Eleições dos Conselhos Comunitários inscreve até sexta-feira

As entidades e associações que desejam participar do processo eleitoral que irá definir os membros dos Conselhos Comunitários têm até a sexta-feira (25) para se inscrever. A previsão é que as eleições dos representantes sejam realizadas nos meses de novembro e dezembro. Os conselhos, um para cada área de atuação das futuras Prefeituras-Bairro, serão formados por integrantes das comunidades, escolhidos em assembleia-geral. O objetivo é atuar como fiscalizador e interlocutor das ações da gestão pública, já que os conselhos serão organizados em números proporcionais aos tamanhos das localidades que representam. A eleição será comandada por uma comissão com 15 membros, sendo 12 da própria população, escolhidos pelo critério de antiguidade.

ELEICOES2310
Segundo o diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga, até o momento 300 associações já se cadastraram, e a estimativa é de que até o dia do prazo final mais 50 se inscrevam para a seleção. Braga afirma que existem aproximadamente 800 agremiações em Salvador, mas boa parte delas não procurou mais informações por problemas com documentos, situação que pode ser regularizada junto à sede das Prefeituras-Bairro, na Rua Chile, n° 03, Centro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As dúvidas também podem ser esclarecidas através dos telefones 3266-0473/3266-0388. No dia 29, será publicada a lista com as associações aptas para participar do processo de eleição.

Os conselheiros eleitos em voto secreto terão mandato de dois anos. A expectativa é que ao menos 300 pessoas votem em cada região administrativa. Elas serão divididas em: Brotas/Centro; Cajazeiras; Subúrbio/Ilhas; Itapuã/Ipitanga; Cidade Baixa; Barra/Pituba; Liberdade/São Caetano; Cabula/Tancredo Neves; Pau da Lima e Valéria. No mês de novembro, já no dia 9, acontecerão as eleições dos Conselhos Comunitários de Subúrbio/Ilhas e Barra/Pituba. No dia 23 do mesmo mês, serão realizadas as votações de Cajazeiras, Liberdade/São Caetano e Centro/Brotas, e no dia 30 será a vez de Itapuã, Valéria e Cidade Baixa. No mês de dezembro, no dia 7, acontecerão as eleições dos Conselhos Comunitários de Pau da Lima e Cabula/Tancredo Neves.