Elevador Lacerda entra no clima do Outubro Rosa

A Prefeitura do Salvador, através da Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), promove uma programação especial até o fim do mês, em celebração ao Outubro Rosa em Salvador.  Em parceria com a ONG Susan G. Komen e órgãos municipais, várias atividades serão realizadas para orientar e sensibilizar a população sobre a importância do autocuidado com as mamas, além de propor a formação de multiplicadores para fortalecer o combate ao câncer de mama. A ação busca atender a uma das prioridades do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, no eixo que corresponde à saúde integral.

ELEVADORLACERDA0310

Nesta quarta-feira (02), um dos principais cartões-postais da cidade, o Elevador Lacerda, foi iluminado na cor rosa, em ação promovida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) em parceria com as secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Reparação (Semur), além da SPM. Nos próximos dias 8 e 9, será realizada a Formação de Multiplicadores para Lideranças Comunitárias, no  auditório do Previs, em Nazaré.

No dia 26 de outubro, a partir das 17h, uma parceria da SPM com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e apoio da empresa de cosméticos Avon levará um caminhão mamógrafo ao Parque da Cidade para realização de 70 mamografias. Quem não conseguir atendimento no local, será automaticamente encaminhada para realização do procedimento no Hospital Aristides Maltez. O encerramento da programação será no dia 31 com o Projeto Quinta Temática, já no novo CRLV.

Programação – O pontapé foi dado na segunda-feira (30), com a inauguração da nova sede do Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV), nos Barris. No dia seguinte, o imóvel recebeu a visita da biofarmacêutica Maria da Penha, que dá nome à lei federal que criminaliza os casos de violência contra a mulher.

Também na terça-feira (1º), foram realizadas a palestra sobre a doença na sede da Limpurb, na BR-324; e de oficina no auditório da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) sobre autocuidado com as mamas. A mesma ação será realizada nos dias 15 e 22, no auditório nas secretarias municipais da Fazenda (Sefaz) e Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), além do Centro Médico Odontológico, ao lado do Instituto de Previdência de Salvador (Previs).

Outubro Rosa – O movimento popular Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos quando, a partir do ano de 1997, entidades das cidades americanas de Yuba e Lodi começaram a fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama. O nome faz referência à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra a doença e estimula a participação da população, empresas e entidades.

No Brasil, a primeira iniciativa do Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), localizado em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução.

Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades como São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Teresina e Poços de Caldas, dentre outras.