Em evento da FNP, Prefeito de Salvador defende medidas conjuntas para resolver problemas do transporte público

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, defendeu nesta segunda-feira (13) a adoção de medidas conjuntas entre municípios, estados e União para resolver os problemas do transporte público no Brasil, principalmente nas grandes e médias cidades. A declaração ocorreu em Brasília durante a 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que vai até esta terça-feira (14) e reúne gestores municipais, parlamentares e integrantes dos governos estaduais e federal.

Bruno participou da mesa sobre mobilidade urbana, que discutiu a necessidade de uma repactuação federativa em relação ao transporte público para implementar um novo modelo de governança e financiamento, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço. Também participaram os prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira, presidente da FNP; de Porto Alegre, Sebastião Melo; e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; além do deputado federal Isnaldo Bulhões, relator na Câmara do projeto que institui o subsídio para o transporte no país.

“Tive a oportunidade de participar do painel sobre mobilidade e de dar o testemunho da grande dificuldade que vive o transporte público em especial de Salvador. Realidade essa que vivem todas as médias e grandes cidades do Brasil que têm transporte público regular. Aqui discutimos uma série de alternativas de propostas que vamos defender junto ao governo federal e aos governos estaduais para melhorar esse serviço que é tão essencial para a população”, afirmou o prefeito de Salvador.

Na mesa, Bruno contou sobre a situação enfrentada em Salvador e ressaltou medidas adotadas pela Prefeitura para amenizar o problema, como a intervenção feita no sistema para garantir o funcionamento do serviço. Destacou também as medidas necessárias que estão sendo discutidas na FNP, como um subsídio federal, incentivos fiscais para reduzir o custo de operação, linhas de crédito para aquisição de novos ônibus e investimentos em veículos elétricos.

“Muitas cidades já não têm mais transporte público constituído. Então esse sem sombra de dúvidas é o maior problema da maioria dos prefeitos. É uma realidade de todos os municípios do Brasil que a tarifa não remunera mais o sistema. Ou seja, o valor não é suficiente para cobrir o custeio do sistema. A FNP abraçou essa causa. O transporte público é fundamental para o dia a dia das cidades. Não há como uma cidade ir bem se o transporte público não vai bem”, enfatizou o prefeito.

Bruno Reis frisou ainda a necessidade da aprovação do subsídio na Câmara dos Deputados – a proposta já passou pelo Senado. Entretanto, frisou ainda que esta é uma medida pontual e emergencial e que é preciso avançar para uma solução definitiva para o transporte público no país.

Programação – A Reunião Geral da FNP vai debater diversos temas relacionados à pauta municipalista, como a reforma tributária, cuja mesa terá a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O evento também terá debates sobre o reajuste do piso salarial do magistério e sobre alternativas para o enfrentamento do déficit educacional. Todos estes ainda nesta segunda.

Na terça, estará na pauta uma apresentação sobre políticas de habitação e um painel sobre sustentabilidade urbana e mudanças climáticas e uma mesa sobre o financiamento das cidades. No final do evento, tomará posse a nova diretoria da FNP, com a presença prevista do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.