Emoção marca vacinação de moradores acima de 18 anos nas ilhas

Ansiedade, felicidade, emoção e gratidão. Esses foram os principais sentimentos dos moradores acima de 18 anos residentes na Ilha de Maré – uma das três pertencentes a Salvador – nesta quinta-feira (1º), com o início da imunização contra a Covid-19 dos insulares soteropolitanos. Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a ação foi acompanhada de perto pelo prefeito Bruno Reis e gestores municipais em um dos pontos de vacinação – a Escola Municipal Claudemira, em Santana.

O prefeito ressaltou a satisfação em realizar essa imunização nas ilhas, justamente no dia em que completa seis meses de governo. “Nossa expectativa é, até terça feira que vem, ter 100% da população vacinada. Com isso, estamos trazendo mais segurança e tranquilidade pras famílias que moram aqui. O objetivo maior da vacina é salvar vidas”, declarou o prefeito. Ele destacou que a escolha pelo imunizante da Janssen para aplicação nas localidades foi feita para facilitar a logística, já que o imunizante é de única aplicação, não necessitando o retorno das equipes para dose de reforço.

Uma das pessoas imunizadas foi a estudante de Nutrição Iris Santos, de 20 anos. “Tô muito feliz, é um privilégio que poucos tiveram de ser vacinado nessa idade. Fiquei ansiosa pela vacina, muito esperada por mim e por meus familiares. Tenho que agradecer muito a Deus e à Prefeitura por isso, porque a doença continua matando aí”, declarou. Ela, que trabalha em um mercadinho local, afirmou que vai continuar com os cuidados, a exemplo do uso de álcool para higienização e máscara.

O carpinteiro Marcos Maciel, 39 anos, nascido em Ilha de Maré, ressaltou que a ação é uma conquista muito grande da comunidade. “É um motivo de muita alegria. Estava doido que amanhecesse para este momento, estou na fila desde as quatro da manhã. Só agradeço a todos os envolvidos e também peço a Deus para atinar as pessoas mais novas”, revelou, apontando que os mais jovens têm se descuidado no enfrentamento à Covid-19.

Para o estudante Tassiano Paixão, 24 anos, o sentimento é de gratidão. “Essa vacina é uma coisa muito necessária, sem ela a gente fica desprotegido. Não esperava ser tão rápido para a minha idade mas, graças a Deus e também à Prefeitura, estamos tendo esse privilégio. Essa é uma doença que tem o índice de contágio muito grande, então vamos continuar usando máscara e tomar todos os cuidados”, pontuou.

Demais ilhas – A vacinação em Ilha de Maré foi iniciada às 8h e ocorre até as 16h, em dois pontos: na Escola Municipal Claudemira, em Santana, e Escola Municipal de Botelho, na localidade de mesmo nome. Além de Maré, as ilhas de Bom Jesus dos Passos e dos Frades também terão os moradores acima de 18 anos vacinados contra a Covid-19, na próxima semana.

A estimativa é de que cerca de três mil pessoas dessas localidades sejam vacinadas com o imunizante da Janssen – por ser de dose única. Com isso, serão as primeiras regiões da capital baiana a ter 100% do público eletivo imunizado contra a doença.

Evento-teste – O prefeito ainda informou que está sendo planejada a realização de um evento-teste nas ilhas, 20 dias após a imunização de toda a população local. “Se os números da pandemia permitirem e, a partir da imunização da população, não houver mais casos ou o número de casos caírem, garantindo assim a segurança, será feito o evento”.