Empresários aderem ao Programa Fortalecimento de Pequenos Negócios da Semdec

Lançado no início de novembro pela Prefeitura de Salvador, o Programa de Fortalecimento de Pequenos Negócios já vem rendendo frutos para empreendedores e empresários do município. A iniciativa, que faz parte do Empreenda Salvador, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), é fruto de uma parceria da administração municipal com o Sebrae, firmada em junho passado, prevendo o fortalecimento de 6,4 mil microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), no período de dois anos.

O convênio tem como objetivo apoiar a recuperação econômica e o aumento da geração de empregos, através da melhoria do desempenho dos pequenos negócios, tornando o ambiente propício para o crescimento e desenvolvimento e, consequentemente, impactando no aumento da geração de renda, com novos postos de trabalho.

De acordo com o gerente regional do Sebrae, Rogério Teixeira, a parceria com a Prefeitura é estratégica, indo de encontro à intenção e à execução do plano de governo da gestão municipal, que é o fortalecimento da cidade, através do desenvolvimento econômico. “O desenvolvimento passa pelos pequenos negócios, quando não há esse olhar, não há um trabalho evolutivo. A Prefeitura está focada em quem mais gera emprego, que são os pequenos negócios, na maioria esmagadora, correspondendo a aproximadamente 97% empresas formais da cidade”.

Teixeira destacou ainda que a parceria para melhorar a competitividade dos pequenos negócios atua de maneira direta, onde existe grande potencial para melhorar o nível econômico da cidade. “Por isso, a parceria é estratégica, compreendendo todos os bairros de Salvador”.

Benefícios – A empresária Concita Figueiredo, do Restaurante Maria da Vila, localizado na Vila Caramuru, no Rio Vermelho, aderiu ao programa, aprovou a iniciativa e já começa a perceber os benefícios. “Estamos no início ainda, identificando e analisando os dados dos últimos anos, mas tenho certeza que vamos evoluir muito. Nós temos uma busca constante na empresa por atualização e contamos com o Sebrae, como fonte de capacitação para toda a equipe, pensando em melhorias para o restaurante”.

A empreendedora festejou a parceria com a Prefeitura. “Foi fantástico. Qualificar e evoluir na gestão do negócio é fundamental. O empresário que não se atentar e se dedicar, vai sucumbir. Essa iniciativa com certeza vai nos ajudar a seguir adiante”.

Podem participar do programa as microempresas (ME) com sociedade empresária, sociedade simples, empresa individual de responsabilidade limitada e empresário, devidamente registrados nos órgãos competentes, que registre, em cada ano-calendário, receita anual igual ou inferior a R$360 mil por CNPJ, e que empregue, em média, até nove pessoas, no comércio, e serviços ou 19 pessoas, no setor industrial.

Também estão aptas a aderir ao programa as Empresas de Pequeno Porte (EPP) com sociedade empresária, sociedade simples, empresa individual de responsabilidade limitada e empresário, devidamente registrados nos órgãos competentes, que aufira, em cada ano-calendário, receita anual superior a R$360 mil e igual, ou inferior a R$4,8 milhões por CNPJ. Em média, emprega de 10 a 49 pessoas no comércio e serviços ou de 20 a 99 pessoas na indústria. Cada empresa (CNPJ) só poderá ser contemplada por uma única solução pelo programa.

O Sebrae e a Prefeitura de Salvador vão assumir 100% do valor do investimento dessas soluções para a empresa. Isso significa que a empresa poderá contratar uma das soluções, de forma totalmente gratuita.

Consultoria – O projeto disponibiliza consultorias para as empresas, com foco em seis soluções: Presença Digital do Zero, Finanças – Gestão do Caixa, Renova Varejo, Revigora Turismo, Gestão Eficiente de Bares e Restaurantes e Delivery. Empresários e gestores escolhem a solução que mais precisa e, assim, recebe a orientação e dicas dos consultores do Sebrae, para aplicar nos próprios negócios, de forma organizada e planejada.

As orientações podem ser prestadas no formato individual ou em grupo, on-line ou presencial. As inscrições para o primeiro ciclo do projeto encerram em novembro. Para se inscrever ou obter mais informações, o interessado deve acessar o https://emkt.ba.sebrae.com.br/fortalecimento_mpe .

Criado: 28 Novembro 2022