Encontrado possível foco de dengue em mata fechada no Cabula

Com o auxílio da população, os agentes de endemias do Centro do Controle de Zoonoses (CCZ) identificaram, nesta sexta-feira (04), uma área de depósito de pneus e lixos em trecho de mata fechada próximo ao condomínio Cabula VI. O local pode concentrar focos do mosquito aedes aegypit, transmissor da dengue. Por conta disso, os agentes recolheram amostras que serão analisadas para verificar se há mesmo a presença dos insetos e suas larvas.

O trabalho faz parte das intervenções que o CCZ, com o apoio da Limpurb, vem realizando desde a última quinta-feira (27), no Distrito Sanitário Cabula/Beiru, uma das áreas onde se registrou maior crescimento de notificações da doença no último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com os agentes que adentraram a mata para ver a extensão do problema, há muito lixo e pneus, que só poderão removidos através de uma operação especial a ser discutida com a Limpurb e que acontecerá nos próximos dias, pois o local é de difícil acesso. Segundo o morador Jorge Luiz oliveira, que alertou os técnicos da Prefeitura sobre o problema, os pneus são resultado de uma obra de contenção feita por populares de uma área próxima.“Muitos pneus que eles usaram na contenção acabaram se soltando e vindo para a mata, onde estão causando esse problema para todos nós”, diz Jorge.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle de Dengue, Isabel Guimarães, explica outras ações que estão sendo feitas no distrito, como a visita dos agentes de casa em casa para identificar a presença dos focos do mosquito e a mobilização social, mostrando como evitar o aparecimento da dengue. Outro trabalho importante é o mutirão, realizado com a  Limpurb, para tirar material inservível e entulhos das ruas e casas.

De acordo coma coordenadora, o trabalho segue até amanhã. A primeira área a sofrer intervenções depois do último levantamento da secretaria foi o Distrito Sanitário da Boca do Rio, também com registro de grande crescimento do número de notificações da doença. Na próxima semana, as ações de intensificação do combate à dengue vão se concentrar nos distritos do Subúrbio Ferroviário e de São Caetano/Valéria.