Logo Prefeitura de Salvador

Encontro discute estratégias para infância e adolescência de Salvador em 2022

A Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) realizou, na tarde da última sexta-feira (10), o 1º Workshop Diretoria da Infância, Adolescência e Juventude: Direitos Humanos, Diversidade e Prioridade Absoluta. O evento, que ocorreu na Arena Fonte Nova, teve como objetivo apresentar os trabalhos realizados ao longo do ano pelas secretarias e órgãos municipais, além de analisar os pontos que podem ser aprimorados pelos profissionais em 2022.

A programação ocorreu durante todo o dia e contou com a sensibilização do público pela Universidade Salvador (Unifacs) sobre direitos humanos; apresentação sobre o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) desenvolvido pela Secretaria de Reparação (Semur); e avaliação dos resultados obtidos em comunidades onde foram formados Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). Também foram feitas análise sobre o funcionamento da rede de atenção básica municipal, sua articulação e fragilidades por meio da Secretaria de Saúde (SMS), e uma explanação sobre as propostas de parceria da Unicef com a Prefeitura que devem ser executadas de 2022 a 2024.

A coordenadora de Políticas Públicas para Infância e Adolescência de Salvador, Dinsjani Pereira, explicou que a programação buscou qualificar ainda mais os serviços ofertados na capital. Além disso, o workshop dialoga com as comemorações pelo Dia Internacional de Direitos Humanos, celebrado dia 10 de dezembro. “Reforçamos aqui os conhecimentos com os técnicos específicos de cada área fazendo uma formação intensa. Além disso, é uma maneira de alinhar as ações como uma tropa operacional, já que enquanto SPMJ trabalhamos muito com a articulação intersetorial”, pontuou.

Dentre os palestrantes esteve o especialista em saúde pública da SMS, Eric Abade, que abordou sugestões de como os colaboradores que atuam no atendimento ao público podem auxiliar os cidadãos dinamizando o acesso aos serviços de saúde. Abade esclareceu diversas dúvidas inerentes a Rede de Atenção à Saúde em Salvador, a exemplo de como a troca de município no cartão SUS pode ser efetuada para pessoas vulnerabilizadas e que não possuem a documentação necessária.

Dezembro Vermelho – O público foi composto de profissionais que atuam da SPMJ e que desenvolvem atividades diariamente das dez unidades administrativas da Prefeitura-Bairro. Além de receberem material didático, os presentes ganharam ainda materiais educativos e um kit de prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em alusão à campanha Dezembro Vermelho. A mobilização busca a conscientização para a prevenção, tratamento e enfrentamento ao preconceito de pessoas com síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

Skip to content