Encontro gastronômico estreita laços entre a Bahia e países africanos

Como parte das comemorações do mês da Consciência Negra, a Secretaria Municipal da Reparação (Semur) promoveu nesta quinta (7) o III Encontro Gastronômico de Países Africanos. O evento, dividido em diferentes atividades, contou com palestras pela manhã no Teatro Sesc/Senac Pelourinho e aulas práticas à tarde, realizadas na Unifacs, na Avenida Paralela, na Estácio/Fib, no Stiep, e Senac Pelourinho. Na abertura do evento, que recebeu 120 participantes,  a titular da Semur, Ivete Sacramento, falou da importância de divulgar a cultura dos diferentes países africanos na Bahia.

“Cada vez mais queremos estreitar os laços com esses países que são tão ricos em cultura, arte, literatura, entre outras áreas. Temos que educar nosso povo sobre a diversidade da África, que tem tantos diferentes povos e países”, destaca a secretária.

O primeiro a fazer sua apresentação foi o representante de Angola, Camilo Afonso, que falou sobre Gastronomia e Cultura nos Países Africanos. Depois foi a vez da nigeriana Ife Amusan, que abordou o tema “Jeito de Comer Pimenta na Maioria das Comunidades da Nigéria”. Por sua vez, Augusto Cardoso, da Guiné Bissau, enfocou o tema “Caldo de Dendê na Cultura Guineense”.

À tarde foi a vez da preparação, na qual a Nigéria utilizou as instalações do restaurante Senac Pelourino e apresentou ao público seu Asaro Elepo (pirão de dendê). No centro de Práticas Culinárias do curso de Gastronomia da Unifacs, o representante de Angola fez um Calulu de Carne Seca, enquanto na Estácio/Fib os guineenses mostraram aos participantes como cozinhar um Caldo de Mancarra (amendoim).