Encontro “Mulheres na Inovação” capacita jovens empreendedoras

Uma oportunidade para jovens empreendedoras, que buscam se destacar em seu ramo de atuação, o encontro “Mulheres na Inovação: Como a Inovação pode Transformar o seu negócio”, realizado nesta quarta-feira (5), na agência da Sebrae Bahia, no Costa Azul, reuniu personalidades femininas do campo empresarial de Salvador.

O encontro, promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) e da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), teve como objetivo fornecer informações sobre como a inovação pode ajudar a alavancar o próprio negócio.

“A ação visa construir um modelo mental de empreendedorismo a partir da inovação. Já realizamos uma oficina sobre a ferramenta Google Meu Negócio. Agora a proposta é mostrar às mulheres como a arte de inovar pode auxiliar na transformação do negócio, através de exemplos de outras mulheres que já alcançaram esse resultado”, disse a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo.

Entre as convidadas especiais, a advogada e empresária Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, destacou o “incentivo” como ponto principal para aquelas que visitaram o espaço. “Que a gente consiga conquistar um cenário de mais equidade para o gênero feminino. Normalmente, a sociedade sempre esperou um papel exclusivo para a mulher, o papel do silêncio, o papel de não ocupar o mercado de trabalho. E a gente tem quebrado paradigmas com todas as conquistas”, declarou.

“Então, acima de qualquer coisa, além de dividir todas as conquistas e sucesso profissional, a maior contribuição que a gente pode dar é incentivar mulheres a correrem atrás dos seus sonhos”, acrescentou.

A empresária baiana Amanda Vasconcelos, diretora da rede de supermercados Hiperideal, também ressaltou ser essencial uma rede de apoio para fomento ao empreendedorismo feminino. “Eu tive muita ajuda de muitas mulheres que me inspiraram e me ensinaram um pouco em minha carreira, então esse é o momento de retribuir, de mostrar como a gente chegou até aqui e como ajudar outras mulheres”, afirmou.

Para o diretor de Inovação da Semit, Luis Gaban, as mulheres são fundamentais hoje no processo de desenvolvimento de inovação. “Na minha opinião, as mulheres têm uma capacidade muito maior que nós homens, pois elas têm uma delicadeza, uma profundidade que nós homens não temos. Acredito que a gente está fomentando essa participação, dando oportunidade para que elas conheçam a área e tenham contato com experiências exitosas de outras grandes mulheres que enfrentaram desafios”, declarou.

Outra convidada do evento foi a chef Angeluci Figueiredo, dona do restaurante Preta, localizado na Ilha dos Frades. Para ela, a mulher empreendedora tem que ter “curiosidade, paciência e resiliência consigo”. “Eu acho que a partir do momento em que você tem esses três pontos, você consegue chegar lá. E você tem que ter um propósito, tem que acreditar em você. Como somos mulheres, a mulher tem um diferencial que é essa coisa do cuidado. Somos cuidadoras, nós cuidamos muito de tudo”, frisou.

A administradora Luciana Leite, também presente ao encontro, avalia que o aprendizado é constante, em busca de oportunidades. “Temos que estar se inserindo, aprender cada vez mais. Os temas abordados aqui são interessantes e inovadores”, evidenciou.

Reportagem: Mateus Soares/Secom