Encontro Periférico de Artes chega à 4ª edição com atividades virtuais gratuitas

A 4ª edição do Encontro Periférico de Artes (EPA!) promove, até domingo (1º de agosto), uma série de espetáculos e oficinas gratuitas, através das plataformas YouTube, Instagram e Zoom. Promovido pelo ExperimentandoNus Cia de Dança e contemplado pelo Edital Gregórios – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), da Prefeitura de Salvador, o projeto tem a proposta de valorizar e difundir manifestações dos universos da arte negra e da periferia.

Nesta 4ª edição, o festival traz artistas dos estados da Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, no caldeirão de propostas culturais e artísticas, reunindo nomes como Bia Ferreira, Ilê Aiyê, Vandal e Mr. Armeng, entre outros.

Adaptado às necessidades do cenário de pandemia, mas mantendo a essência agregadora de ações e realizações, este ano, o encontro acontece em um novo formato, com atividades virtuais.  O festival oferece uma ampla programação cultural, promovendo espetáculos, oficinas, rodas de conversa, exposições, performances, audiovisual e, em destaque, o pagode baiano.

“Com o EPA! articulamos os campos da dança, fotografia, poesia, música, teatro, literatura e artes visuais em centros culturais, feiras livres, ônibus, praças, escolas públicas, estações rodoviárias e espaços alternativos”, conta Bruno de Jesus, um dos idealizadores e diretor geral do evento.

Esse ano o festival ganha o formato virtual, mas, segundo Bruno, isso não desfaz a potência do encontro. “Pelo contrário, amplia as possibilidades de alcançar um público ainda maior da nossa arte periférica plural”, avaliou.

A idealizadora do projeto, bailarina e produtora cultural, Inah Irenam destacou o esforço coletivo para tornar o encontro uma realidade. “Contamos com o esforço pessoal de cada artista negro, que acredita na união da nossa pluralidade cultural e artística. Juntos nos fortalecemos como importante instrumento de valorização das diversas manifestações artísticas que realizamos”, disse.

Programação:

Dia 29/7 (quinta-feira)

09h – Oficina Experimento negras utopias: construindo danças e escritas poéticas (in)possíveis, com Bruno Novais e Eduardo Guimarães (SP)

Local: Plataforma Zoom

10h – Poesia, com o grupo E² (E ao Quadrado)

15h – Show Ilê Aiyê (BA)

Local: YouTube EPA

15h15 – Show Projeto Samba & Poesia | Fabrícia de Jesus (BA)

Local: YouTube EPA

15h25 – Quadrilha Junina Germe da Era (BA)

20h – Reprise da programação

Dia 30/7 (sexta-feira)