Logo Prefeitura de Salvador

Equipes da Prefeitura de Salvador e do Ministério da Mulher vistoriam obras da Casa da Mulher Brasileira  

Integrantes da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) da Prefeitura de Salvador e do Ministério da Mulher do Governo Federal vistoriaram nesta quarta-feira (26) as obras da Casa da Mulher Brasileira, que está sendo construída na Avenida Tancredo Neves. Com quase 70% da obra concluída, o equipamento tem previsão de entrega para junho deste ano. 

A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, representou a capital baiana, enquanto a diretora de Proteção de Direitos da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Aline Yamamoto, esteve pelo órgão federal. No encontro, acompanhado pela engenheira da Superintendência de Obras Públicas do Salvador  (Sucop), Sandra Gomes, e representantes de órgãos municipais e estaduais, as gestoras trataram sobre a evolução da obra, fluxos de trabalho e serviços oferecidos. 

Em maio de 2022, o prefeito Bruno Reis assinou a ordem de serviço para a construção imediata do equipamento, que reúne diversas ações integradas à rede de proteção e atendimento humanizado.  

Aline Yamamoto destacou o potencial do equipamento no combate à violação de direitos. “Estou muito animada com as reuniões que ocorreram aqui, existe um compromisso muito autêntico com todas as instituições envolvidas. Município, estado, Tribunal de Justiça, Defensoria, Ministério Público, segurança pública, todos muito imbuídos da vontade de compor o serviço da Casa da Mulher Brasileira, sabendo da urgência e do potencial que tem esse equipamento no enfrentamento da violência contra as mulheres”, afirmou. 

Fernanda Lordêlo comentou sobre o trabalho integrado para a construção do espaço. “Hoje demos mais um passo importante para o avanço da Casa da Mulher Brasileira de Salvador. A reunião e a visita ao lado de Aline foi muito exitosa e fortaleceu as nossas políticas de apoio à mulher. Este espaço contará com os principais serviços voltados à mulher em situação de violência no nosso município. É um trabalho integrado e intersetorial, que envolve os órgãos municipais e estaduais que compõem a rede de enfrentamento a violência contra a mulher. Além disso, iniciamos as tratativas para estruturação de um colegiado que irá construir os fluxos dos serviços deste equipamento”, explicou. 

A Casa da Mulher Brasileira tem o investimento de R$ 14 milhões e foi construída no espaço cedido pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) ao município de Salvador. O espaço funcionará em uma estrutura com 3,5 mil m² e contará com acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia especializada, Promotoria de Justiça especializada, Núcleo Especializado da Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica, alojamento de passagem, brinquedoteca, central de transporte e ações de autonomia econômica. O atendimento será 24 horas, durante todos os dias da semana.  
Fotos e texto: Ascom/SPMJ 

Skip to content