Escola em Cajazeiras promove mostra pedagógica sobre Diversidade Inclusiva

A Escola Municipal Professora Sônia Cavalcanti, localizada em Cajazeiras VIII, promoveu, na manhã desta terça-feira (14), a 1ª Mostra Pedagógica de 2022. Com o tema “Diversidade Cultural e o Povo Brasileiro na Região Nordeste”, a iniciativa contou com um dia inteiro de atividades culturais, incluindo jogral, canto e apresentação teatral.

A mostra, com participação de alunos do 1º ao 5º ano, reuniu uma cantata sertaneja e um jogral cantado, além de desfile com literatura de cordel e música. Aliado a isso, os estudantes promoveram uma apresentação teatral com o tema “Os Guardiões do Nosso Futuro”, além de cordel dançante e uma mostra de vídeo.

A diretora da unidade, Roberta Costa, explicou que a escolha do tema foi realizada devido à proximidade com a cultura local. “O resultado foi prazeroso. Foi um semestre inteiro de trabalho, as salas enfeitadas, então é importante para o resgate da identidade escolar”, avaliou.

A professora Selma Melo, do 5º ano, afirmou que este tipo de atividade ajuda os alunos a aprenderem na prática sobre o conteúdo que estão estudando. “Através da cultura, eles vivenciam o que estão aprendendo, e é muito gratificante. Ver a alegria deles em apresentar o que fizeram é maravilhoso. Não tem preço”.

Aluno do 4º ano, Marcos Vinícius Souza, de 10 anos, contou que o assunto favorito para ele foi a chita bacana, tecido bastante comum nas vestimentas do sertão nordestino. “Mas aprender sobre o Nordeste também fez com que eu soubesse mais sobre os pontos turísticos e alimentos típicos”.

Aluna do 5º ano, Carina de Jesus, de 11 anos, disse que ficou mais atraída sobre a história dos povos indígenas. “Ver o quanto eles lutaram pelas terras me fez gostar muito de saber mais sobre eles”.