Logo Prefeitura de Salvador

Escola municipal aposta em jogo para combater evasão escolar

Para combater a infrequência e incentivar os alunos na execução das atividades escolares em casa, a Escola Municipal Soror Joana Angélica, em Nazaré, realizou nesta quinta-feira (13) o projeto “Batalha de Beyblade”. A disputa acontece em dupla, em uma arena oficial montada no pátio da instituição de ensino, nos turnos matutino e vespertino e vai premiar os alunos vencedores com um kit de lançador de pião, chamado de bleyblade – sucesso entre a garotada nos anos 2000 e inspirado em uma animação japonesa de mesmo nome. 

O diretor da escola, Alexsandro Palma, conta que para estarem aptos a disputar o torneio, os alunos participaram de uma pré-seleção que consistia na entrega de todas as atividades de casa passadas nos meses de setembro e outubro, a leitura de cinco livros indicados pelos professores nesse mesmo período e outras atividades envolvendo produção de texto e desenhos. Também é necessária frequência escolar de 90%, no mínimo, registrada em caderneta. 

“Além da parte recreativa, esse campeonato tem o intuito de incentivar os nossos alunos a estudar tanto dentro quanto fora da estrutura da escola. Pensando nisso, aliamos o brinquedo à questão educativa e isso nos possibilita trabalhar o lado acadêmico e combater a baixa frequência escolar dessas crianças de uma forma lúdica e divertida. Observamos que os alunos estão mais motivados, inclusive eles citam isso nos textos que produziram. Isso mostra que o nosso objetivo está sendo alcançado”, contou o gestor. 

Além da Batalha de Beyblade, outras atividades integram a programação da Semana da Criança na unidade escolar. “Aliado ao torneio, em sala de aula, os professores estão realizando projetos lúdicos com dinâmicas, jogos e brincadeiras. Tudo isso para fazer com que as nossas crianças se sintam felizes e especiais e tenham cada vez mais vontade de estudar e virem à escola”, finalizou. 

Dentre os alunos que participam do campeonato está Pedro Guilherme Souza, do 4º ano do Ensino Fundamental. Ele conta que, além de treinar muito em casa para vencer as batalhas, o campeonato é uma forma de fazer toda a escola feliz, pois os alunos têm a oportunidade de brincar e aprender ao mesmo tempo. 

“Esse campeonato é bem divertido e deixa a gente ainda mais contente. Eu treinei muito em casa para vencer o campeonato e tenho até uma teoria, pois eu sei que existem quatro tipos de bayblade: resistência, defesa, ataque e equilíbrio, então teoricamente o meu blade (pião) vence a maioria dos outros”, explicou o estudante.  

Criado: 13 Outubro 2022

Skip to content