Escolas da rede municipal comemoram o Dia do Estudante

Para celebrar o Dia do Estudante, nesta quarta-feira (11), a Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, situada no bairro de Paripe (GRE Subúrbio II), organizou uma programação especial para receber os alunos. A equipe gestora da unidade realizou uma sessão de filme no pátio da escola, de forma escalonada, durante o dia, com direito a pipoca, telão, brindes, medalhas e uma decoração caprichada.

O local estava ornado com balões, cartazes e enfeites. Devido ao período pandêmico, tudo foi pensado e organizado para seguir rigorosamente todos os protocolos de higienização e distanciamento social, e tornar o dia com muita diversão e alegria.

“No ano passado, por força da pandemia, não pudemos fazer nada especial no Dia dos Estudantes. Este ano, que estamos retomando as aulas presenciais com todos os protocolos, fizemos questão de comemorar”, disse a gestora Caciaci Santos.

“Para a sessão de cinema de hoje, pensamos no filme “Três Ninjas Contra Atacam” que é um filme que se passa no Japão, para eles conhecerem o país e sua cultura, já que trabalhamos com a temática das Olimpíadas de Tóquio 2021. E aproveitamos para comemorar também”, completou.

Para Elane Santana de Lima, agente da Educação da unidade escolar, a ideia foi pensada, principalmente, como um ato de valorização da área da Educação e da importância de ser estudante. “A Educação é a maior ferramenta transformadora da sociedade e de diminuição da desigualdade. Hoje é um dia de conscientização para que eles entendam e valorizem o estudo, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior”, destacou.

A agente contou que tudo foi preparado sem aviso prévio, para que realmente fosse uma surpresa. “Fizemos os kits pensando em tudo que eles gostam – pipoca, docinhos e alguns materiais didáticos, já para incentivo. Foi tudo feito com muito amor e carinho”, contou.

A estudante do 5º ano Mirela Chagas, 10 anos, disse que foi uma surpresa para ela e todos os colegas que estavam na escola. “Participamos das Olímpiadas e escrevemos cartinhas para os atletas, achamos que era isso. Muito divertido essa surpresa que a pró fez para comemorar o nosso dia, estou muito feliz”, declarou.

Cajazeiras – Na Escola Municipal Professor Ricardo Pereira, situada em Cajazeiras VIII (GRE Cajazeiras), o dia foi de muita animação. Os alunos foram envolvidos em uma programação cuidadosamente pensada para aliar diversão e festa nesse dia tão especial para eles, mas claro, mantendo todos os cuidados necessários nesse tempo de Covid-19.

“A nossa rotina tem sido um desafio, estamos com aulas presenciais desde o dia 3 de maio. Mais de 50% das nossas crianças já retornaram à escola e essas ações em comemoração ao Dia da Estudante estão sendo realizadas dentro das salas de aula, seguindo rigorosamente o protocolo e todos os cuidados necessários apontados no Manual Operacional de retorno às aulas pós Covid-19”, relatou a diretora da unidade, Vivian dos Santos Santana.

A comemoração teve sessões de cineminha e jogos sem contato físico, como bingo de numerais, nomes de animais e jogos de palavras. Também foi promovida a distribuição de kits contendo lápis personalizado, borracha, caneta, apontador, pipoca e pirulito para os alunos, que se divertiram muito.

De acordo com a diretora, essa comemoração é uma forma de animar e entreter as crianças nesse período de aulas presenciais. “A novidade é proporcionar para as crianças uma semana diferente na escola, e nós temos muito a comemorar, pois completamos na semana passada três meses de retorno presencial sem nenhum caso de Covid-19 de maio para cá”.

Vivian declarou ainda que a data também serve como instrumento de conscientização sobre o papel da Educação. “O Dia do Estudante é uma importante homenagem a todos os jovens e adultos que buscam na educação um futuro melhor. Enquanto escola, precisamos validar a data não só com brincadeiras e lembrancinhas. Estamos aproveitando o momento para conscientizar nossos alunos quanto à importância da formação para a vida futura deles”, concluiu.

Programação – Na Escola Municipal Guerreira Zeferina, em Periperi (GRE Subúrbio II), a comemoração foi marcada por atividades e distribuição de brindes. Desta quarta (11) até sexta-feira, a Escola Municipal Batista de Valéria promove a Gincana Semana do Estudante.