Escolas de Salvador recebem kits de higienização do Unicef

Com o propósito de apoiar o retorno das aulas presenciais, que ocorre nesta quinta-feira (3), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Associação dos Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil), está fornecendo kits de higienização e educativos, em 40 escolas de Salvador. As entregas, que começaram no último dia 28, fazem parte das atividades do projeto Resposta à Covid-19 no Semiárido Brasileiro, que tem como objetivo o combate ao vírus, e envolvem também outras 85 escolas, em Pernambuco e Minas Gerais.

As 40 escolas beneficiadas receberão dois kits cada, sendo um de higiene (incluindo higiene íntima), composto por 200 absorventes íntimos, 150 sabonetes em barra, 30 litros de sabonete líquido, 40 litros de álcool em gel 70%, 100 máscaras de proteção facial, um totem com dispenser para álcool em gel e uma estação móvel de lavagem das mãos.

Além disso, as escolas também irão receber kits educativos, compostos por cartilhas sobre menstruação, cartelas adesivas, folhetos e cartazes, contendo mensagens lúdicas atrativas, com linguagem acessível, para reforçar a importância do convívio seguro na escola.

A iniciativa ainda promoverá uma capacitação técnica on-line, para os profissionais de educação da rede municipal, prevista para este mês de fevereiro. Também devem ser realizados encontros com agentes de mudança, professores, alunos, pais, mães e cuidadores da ilha de Maré.

Na segunda (31), a Escola Municipal Batista de Valéria, localizada no bairro, recebeu os kits que serão distribuídos aos alunos na próxima quinta (3), dia de retorno das aulas. A diretora da unidade, Kátia Bouças, parabenizou a iniciativa. “Os kits agregam a importância de se proteger contra o vírus à higienização íntima”, lembrou.

A gerente especial da AVSI Brasil, Vanessa Alonso, ressaltou a importância de reforçar a segurança dos estudantes nesse momento. “O retorno às aulas presenciais garante o direito à educação de crianças e adolescentes. Essa iniciativa tem como objetivo contribuir para que esse retorno seja feito de forma segura para todos. Entregamos kits de higiene, faremos capacitação com professores e diálogos com atores da comunidade escolar, com o objetivo de promover comportamentos de prevenção, para uma convivência segura”, explicou.