Espaço Co.liga contribui com desenvolvimento tecnológico de jovens

Inaugurado no último dia 11, o espaço Co.liga chega para contribuir com o desenvolvimento tecnológico da comunidade da região do Subúrbio e de toda Salvador. O equipamento é fruto de parceria entre a Prefeitura de Salvador, através do Escritório de Governança Social Santa Dulce dos Pobres, com a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

O equipamento fica localizado no Subúrbio 360, em Coutos, e conta com uma superestrutura tecnológica. Nele, são oferecidos cursos gratuitos para formação nas áreas de economia, música, empreendedorismo e línguas, dentre outros. O equipamento chega como uma grande novidade para a cidade de Salvador, com o objetivo de promover a inclusão social no campo da economia criativa da juventude em situação de vulnerabilidade social.

Para a vice-diretora Cintia Bittencourt, o espaço chega para ser um grande transformador de oportunidades na vida dos jovens de uma das regiões mais populosas da cidade. “Aqui no Co.liga, o jovem terá a oportunidade de se preparar para o trabalho, se formalizar e crescer no segmento escolhido. Esse equipamento vem com o intuito de transformar a realidade desses jovens e adultos, através da profissionalização”.

Curta duração – Na plataforma são oferecidos cursos gratuitos e on-line de curta duração, com carga horária de 5h, nas áreas de artes visuais, temas transversais, música e design. Atualmente, o Co.liga já conta com mais de 700 soteropolitanos inscritos. Na ferramenta, o inscrito tem a oportunidade de ter emprego e renda, fazer sociedades e realizar a troca de oportunidades de trabalho.

Estudante de marketing, a aluna do curso de fotografia oferecido pelo Co.liga, Laiane Oliveira, de 28 anos, enxerga a oportunidade como uma porta de entrada para o mercado de trabalho, através do marketing vinculado à fotografia.

“Estou aprendendo demais com as aulas teóricas e práticas. Cada aula tenho buscado me aperfeiçoar para poder colocar em prática todo o conhecimento adquirido através dos cursos oferecidos pelo Co.liga. Entendo que uma das almas do marketing é a fotografia, então, foi pensando nisso, que resolvi me inscrever no curso”, disse.

Também participante do curso de fotografia, Patricia Conceição, de 28 anos, disse que sempre foi apaixonada por fotografia, mas que, devido a sua condição financeira, nunca conseguiu fazer o curso. “Era muito caro e eu não tinha condições de pagar. Hoje, estou tendo a oportunidade de realizar de forma gratuita. Aqui, além de me ajudar com conhecimentos, vai me ajudar a reingressar no mercado de trabalho através da certificação”, projetou.

Inscrições – Para se inscrever em um dos cursos, o interessado pode acessar o link www. coliga. digital/ cursos . Outra forma de participar é se inscrever, sob agendamento, na direção do Subúrbio 360. O público-alvo é formado por jovens entre 18 e 25 anos. O equipamento funciona às segundas e terças, das 8h às 16h; quartas e quintas, das 14h às 20h; e às sextas-feiras, das 8h às 20h.