Espaços culturais da Prefeitura têm programação especial na Semana da Criança

Durante esta semana, em que é celebrado o Dia da Criança (12 de outubro), uma série de atrações animam os pequenos nos cinco equipamentos culturais da Prefeitura – A Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai (Rio Vermelho), Casa do Carnaval da Bahia (Praça da Sé), Cidade da Música da Bahia (Comércio) e espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé das Artes (Barra). Dentre as atividades estão contação de histórias, visita guiada, oficinas e brincadeiras, dentre outras.

Os espaços funcionam de terça a domingo, das 10h às 17h. A entrada custa R$20 (inteira) e R$10 (meia) para estudantes, idosos a partir de 60 anos e moradores de Salvador com comprovante de residência. Às quartas-feiras (exceto na Cidade da Música), a entrada é gratuita.

Casa do Rio Vermelho – Nesta terça (11), quinta (13), sexta (14) e sábado (15), A Casa do Rio Vermelho, na Rua Alagoinhas, 33, recebe as atividades “Caçadores de Sapos”, às 11h, e a leitura de “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, às 14h. Na quarta-feira (12), é a vez de “A Bola e o Goleiro”, brincadeira de chute a gol no jardim do local. No domingo (16), será a vez da contação “Histórias da Vovó – Jonas e a Sereia”, às 11h, e a atividade “Caçadores de sapos”, às 14h.

Cidade da Música – Na Cidade da Música da Bahia, situada no Casarão dos Azulejos Azuis, defronte à Praça Cairu, acontece durante toda esta semana a aula de percussão temática “Tropicália”, voltada para o público infantil. No domingo (16), haverá também oficina de rap trap para crianças, às 11h.

Pierre Verger e Carybé – Nesta quarta-feira (12), no Espaço Pierre Verger, no Forte de Santa Maria, será realizada a Experiência Fotográfica Rafael Martins, às 11h. Já o Espaço Carybé, no Forte São Diogo, recebe, no sábado (15), as oficinas do projeto Artista por Um Dia, e no domingo (16), a contação de história “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, ambos às 10h.

Casa do Carnaval – A Casa do Carnaval, na Praça Ramos de Queirós, ao lado do Plano Inclinado Gonçalves, promove na quarta-feira (12), às 14h, o Bloquinho de Carnaval e maquiagem facial para os pequenos caírem na gandaia. Na quinta-feira (13), é a vez do Mete Dança no Por do Sol, às 17h. No sábado (15) e domingo (16), acontece o Musicalizando com bebês, às 11h e às 15h.

Além das atividades especiais, o local também atrai pelo acervo totalmente interativo, dedicado à uma das maiores festas populares de rua do mundo. A estudante Carla Ferreira, 13 anos, que participava de uma visita guiada na casa, falou sobre as impressões do espaço. “Tudo aqui é muito legal, bonito e adorei saber quais roupas os famosos utilizavam nas apresentações.”

O colega Samuel Lopes, de 11 anos, gostou de ver de perto a relação entre o Carnaval e a cultura afro. “Estou achando o espaço muito interessante, legal, divertido e autoexplicativo. Gostei muito de ver as roupas e das culturas relacionadas à África, como nos blocos afros”.

Criado: 11 Outubro 2022