Logo Prefeitura de Salvador

Espaços culturais do Município têm programação especial no fim de semana

Além da exposição de um rico acervo sobre o Carnaval e a musicalidade baiana, a Casa do Carnaval da Bahia e a Cidade da Música da Bahia estão com uma programação especial para alegrar as visitações neste final de semana e preparar o folião para os dias da festa momesca.

Na Casa do Carnaval será realizada uma oficina de turbantes e adereços afro neste sábado (21) e domingo (22), às 15h. Já na Cidade da Música, haverá uma atividade sobre a musicalização infantil no sábado, às 11h, e uma oficina de instrumentos de sucata no domingo, às 14h. No sábado e domingo, o equipamento também terá a visita temática Novos Baianos, das 11h às 15h.

A oficina de turbantes e adereços afro será ministrada pelas mediadoras Elen Graziele e Maitê Araújo. Os visitantes que participarem da atividade na Casa do Carnaval irão aprender a confeccionar acessórios com búzios, a exemplo de choker e bracelete, além das amarrações de turbante. “Nós trouxemos três modelos de turbante para usar como inspiração e essas pessoas poderão escolher qual modelo querem aprender. Vamos ensinar as pessoas a fazer amarração umas nas outras ou em si mesmo”, conta Elen.

Ela começou a usar turbante em 2018, pela beleza e praticidade do acessório, e nesse período também fez um curso na área, aprendendo a fazer vários modelos. “Eu acho que o turbante é um símbolo de beleza e empoderamento negro. Todas as mulheres pretas que sabem fazer turbante utilizam não só como elemento estético, mas também como símbolo de elemento da beleza preta”, diz.

Musicalização – Durante a oficina de musicalização infantil na Cidade da Música, as crianças irão produzir instrumentos musicais a partir de objetos do cotidiano, a exemplo da garrafa PET e grãos. “É uma forma de tornar esse espaço da investigação musical mais acessível para que ele possa estar sendo feito também dentro de casa, juntamente com os pais”, conta o mediador Jean Carlos Barbosa.

Entrada e endereço – As oficinas em ambos os museus são gratuitas e os visitantes pagam apenas pela entrada no espaço cultural. A entrada custa R$20 (a inteira) e R$10 (a meia) para estudantes, idosos a partir de 60 anos, e moradores de Salvador com comprovante de residência. Às quartas-feiras (exceto na Cidade da Música), a entrada é gratuita.

A Casa do Carnaval fica na Praça Ramos de Queirós, ao lado do Plano Inclinado Gonçalves, no Pelourinho, e a Cidade da Música está situada no Casarão de Azulejos Azuis, na Praça Visconde de Cairu, 19, no Comércio.

Visitação – A Cidade da Música da Bahia tem recebido um público intenso na alta estação. A média diária nos meses de dezembro e janeiro tem sido de 400 pessoas. Na Casa do Carnaval, a média diária tem sido de 200 pessoas, sendo que na última quarta-feira (18), dia em que Salvador recebeu três navios de cruzeiro, o equipamento teve uma visita recorde de 962 pessoas.

Skip to content