Logo Prefeitura de Salvador

Espetinhos e arma branca são apreendidos em segundo dia de Copa

No segundo dia de fiscalizações dos eventos da Copa do Mundo, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) contabilizou apreensão de 100 espetinhos, um veículo com bagagens, uma arma branca, 55 bebidas diversas e mais 238 caixas de bebidas proibidas para venda, essa última em operação conjunta com a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom). Participaram da operação na sexta-feira (13) 216 fiscais da Semop, auxiliados por 72 agentes da Guarda Municipal.

 

O órgão também atuou no Setor de Proteção às Marcas, acompanhando a Fifa, Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa), Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Sucom, dentro e fora da Arena Fonte Nova, para coibir qualquer eventualidade referente ao uso indevido de marcas. Essa operação integrada resultou na apreensão de 269 chapéus que exibiam, irregularmente, marcas de patrocinadores do evento.

Guarda Municipal – A Guarda Municipal, órgão vinculado à Semop, emprega cerca de dez homens em cada portal de acesso à Fan Fest, munidos de detectores de metais para garantir a segurança do ambiente, além de realizar a proteção no entorno do Farol da Barra, com agentes treinados e preparados para dar todo o suporte ao evento. Estão envolvidos na operação cerca de 300 servidores para garantir o fornecimento dos serviços prestados por outros órgãos e para colaborar com a população soteropolitana e visitantes. 

Na Marcha Holandesa, evento realizado na sexta-feira no Centro Histórico, guardas lotados no Grupo de Apoio ao Turista (GAT) acompanharam cerca de cinco mil pessoas que participaram da festa. “Mantivemos contato direto com o público holandês, esclarecendo dúvidas sobre a cidade e o evento”, ressaltou o GM Joel Juvêncio, que ainda registrou ocorrências de auxílio a turistas que passaram mal, nas proximidades do Elevador Lacerda, sendo necessário o acionamento do SAMU. 

Skip to content