Esquema especial de mobilidade para Copa já está na Internet

A população já pode ter acesso a todos os detalhes sobre o esquema especial de trânsito e transporte em Salvador, durante a Copa do Mundo de Futebol, através do site www.copa.transalvador.salvador.ba.gov.br.

No portal, mantido pela Transalvadorem parceria com o Escritório Municipal da Copa (Ecopa), os usuários poderão acessar os seguintes assuntos: Como Chegar, O que Muda, Morador, Imprensa, Ônibus Fretado e Dicas Importantes.

Na seção Como Chegar, estão disponibilizadas as informações e horários referentes às dez linhas especiais de ônibus, criadas para facilitar a mobilidade dos torcedores. Também estão elencados os oito Pontos de Encontro e estacionamentos, com indicação do número de vagas em cada local estabelecido pela Transalvador, além dos mapas com locais dos pontos de táxi, rotas de chegada para pedestres e esquema para pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida.

Em O que Muda, a população poderá saber quais são as modificações no tráfego que acontecerão nos dias dos jogos, assim como o itinerário das linhas de ônibus convencional que passam pelo entorno do estádio e as barreiras e desvios de tráfego a serem instalados nas duas áreas de segurança, localizadas na RuaAnfrísia Santiago (Nazaré) e nas ruas próximas à Arena Fonte Nova. Na seção Imprensa está disponibilizada a informação sobre como obter acesso aos perímetros de segurança, que é de responsabilidade da Fifa.

Na seção Ônibus Fretado estão as informações para quem vai utilizar este meio de transporte, além do link para cadastramento dos que desejam ter acesso aos estacionamentos reservados para este tipo de veículo. Em Dicas Importantes, os torcedores são orientados sobre as melhores opções para chegar à Arena.

Morador – Já quem mora no entorno da Arena Fonte Nova e que precisa acessar as vias bloqueadas deverá solicitar a credencial de Trânsito Livre na seção Morador do site. Cada morador terá direito a até dois adesivos de sinalização (um para cada veículo), que devem ser colados no pára-brisa (vidro frontal). Os adesivos serão entregues em datas e horários informados através de e-mail informado no credenciamento.

O solicitante também poderá acompanhar, na página, o processo de liberação do adesivo. Terá direito ao adesivo apenas aqueles que não possuírem uma via alternativa para acessar a residência. A seção ainda traz informações sobre acessos alternativos a localidades como o Jardim Baiano, regiões da Mouraria e da Saúde, Travessa Santa Clara do Desterro, Tororó e adjacências, Avenida Presidente Costa e Silva (sede do Apaxes) e ruas que margeiam o Dique sentido Bonocô, dentre outras.