Estrutura metálica da passarela do Sumaré será finalizada nesta sexta (25)

Na noite desta sexta-feira (25), será colocada a última estrutura metálica da passarela que está sendo construída pela Prefeitura nas proximidades do Shopping Sumaré, na Av. Tancredo Neves. A partir daí, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) inicia a colocação das coberturas e os retoques menores da obra, cuja previsão de entrega é o dia 15 de novembro.

O equipamento será o primeiro a contar com Wi-Fi e câmeras de monitoramento. A Desal também começou a montar o canteiro para a instalação da passarela da Madeireira Brotas, a mais complexa a ser feita em Salvador, segundo o órgão. As duas obras fazem parte das intervenções da Prefeitura para melhorar a mobilidade na cidade.

De acordo com presidente da Desal, Marcílio Bastos, hoje à noite será instalada a rampa de acesso da passarela já em andamento até a frente do Shopping Sumaré. “Depois disso, vamos colocar as coberturas que são estruturas muito pesadas. Sua instalação já exigir a utilização de guindastes. Vamos fazer ainda pequenos trabalhos, a exemplo de soldas, retoques na pintura e outros ajustes”, explica o presidente.

Marcílio explica que a inovação, com o serviço de Wi-Fi e câmeras de monitoramento, faz parte de um projeto piloto desenvolvido em parceria com a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel). Se a iniciativa for positiva, os mesmos serviços serão implantados na passarela da Madeireira Brotas.

Complexidade – A ser implantada em uma área que concentra um dos alguns dos maior es gargalos do trânsito da cidade, a passarela na Madeireira Brotas será uma obra de grande complexidade, como diz o presidente da Desal. Além de receber o fluxo que Ligação Iguatemi/Paralela e de quem vem da Paralela sentido Rodoviária, a região possui uma rede tronco da Bahiagás e uma linha de alta tensão da Coelba.

“Vamos ter que realocar a linha de energia, que é um trabalho inédito na implantação e uma passarela. A obra vai também exigir mudanças na geometria viária, envolvendo a via exclusiva de ônibus e os canteiros centrais”, revela Dias. A previsão é que obra inicie no dia 1º de novembro e seja finalizada em um prazo de cinco meses.

Segundo o presidente da Desal, a Prefeitura está adotando todas as medidas possíveis para minimizar os transtornos causados pela obra. Uma delas é e aumentar a velocidade da implantação do pilar central da passarela, que terá três acessos. “Será uma obra complexa, com alguns transtorno, mas que vai trazer enormes benefícios para a população, como redução do número de atropelamentos naquela área, mais conforto para circulação dos pedestres e muito mais agilidade para o tráfego de veículos”, conclui Marcílio Dias.