Estudantes encontram oportunidade de crescimento em estágio na Prefeitura

Nesta terça-feira (18) é comemorado o Dia do Estagiário. Diariamente, estudantes de diversas áreas atuam na Prefeitura contribuindo para o bom funcionamento da administração municipal, alguns atendendo diretamente o cidadão, outros de maneira indireta. Para esses estudantes, o estágio é a chance de se preparar para o mercado de trabalho, pois viabiliza estabelecer contatos profissionais e a aprendizagem prática da profissão escolhida.

A data faz referência à publicação do Decreto Nº 87.497/82, que regulamentou o estágio no país. Desde 2008, a atividade passou a ter regras definidas por uma lei específica, que dispõe sobre o pagamento de bolsa e auxílio-transporte, limita a jornada semanal, e garante 30 dias de férias por ano, entre outros direitos.

Estagiária de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Tiffane Lohane dos Santos, de 22 anos, foi contratada há um mês para atuar na Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). “Eu não conhecia muito bem os órgãos que faziam parte da Prefeitura. Ao chegar aqui, eu passei a conhecer e também a identificar a atribuição de cada um deles”, pontua.

Ela conta que o aprendizado está sendo único. “O estágio está sendo muito bom, vem desenvolvendo muito as minhas habilidades, pois, apesar de treinarmos na faculdade um pouco das atividades práticas, é no dia a dia de trabalho que aprendemos de fato”.

Experiência – Para a engenheira ambiental e sanitária Aline Sertório, de 24 anos, a oportunidade de estágio na Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em fevereiro de 2018, foi também uma porta para que ela retornasse como servidora em 2019. Ela conta que não tinha experiência na área de resíduos, e a atividade que desempenhou na Prefeitura no período da graduação foi um fator determinante para que ela escolhesse essa área para continuar a se dedicar.

“Há aprendizados da época de estágio que eu trago até hoje comigo, a exemplo de como me portar, aprender a interagir com pessoas de opiniões diferentes, trabalhar em grupo e ter responsabilidade, entre outros. Vim para a Limpurb pensando que eu queria fazer algo por Salvador. Então, a Limpurb para mim foi isso: estar trabalhando por uma gestão melhor de resíduos na cidade”, revela.

Para os estudantes que estão atuando nos órgãos, a recomendação principal é: dar sempre o melhor de si. “Independentemente de achar ou não que vai ser efetivado, é importante trabalhar de verdade, nos esforçar no que estamos fazendo e fazer o que puder para ajudar o setor e a empresa com o que já temos de conhecimento, além de prestar muita atenção nas coisas que acontecem ao nosso redor e aprender com elas”.

Também ex-estagiário da administração municipal, o secretário municipal de Gestão (Semge), Thiago Dantas, ressalta que o estágio é a principal porta de acesso ao mercado de trabalho. “Somos gratos a esses jovens que nos ajudam a fazer de Salvador a capital com a melhor gestão do país. Eu também comecei como estagiário em serviço público e foi uma experiência enriquecedora. Espero que esteja sendo muito proveitoso para todos, pois esses estudantes são muito importantes para a Prefeitura de Salvador”.

Vagas – Atualmente, a Prefeitura conta com 1.300 vagas de estágio disponíveis na administração direta e 676 estagiários contratados. Quem tiver interesse em integrar o time deve acompanhar as publicações de editais dos processos seletivos que são publicados no site da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), no endereço www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br , e fazer o cadastro no Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA).