Estudantes têm até o próximo dia 31 para revalidar cartão de meia-passagem

Os estudantes que precisarem revalidar o cartão de meia-passagem estudantil – SalvadorCard (MPE), terão até o dia 31 deste mês para realizar o procedimento, sem gerar bloqueios. Isso porque, o MPE é válido para o ano letivo corrente e, após esse período, o cartão fica desabilitado até que seja revalidado, ou seja, o estudante não poderá comprar créditos ou se utilizar dos valores existentes no SalvadorCard.

Para fazer a revalidação é necessário verificar a aptidão no site www.salvadorcard.com.br , verificando se o nome do estudante já foi enviado pela instituição de ensino ao SalvadorCard. Se o aluno estiver apto, significa que o cartão já pode ser revalidado. Além dos postos físicos de atendimento, o estudante também pode realizar o serviço através do aplicativo KIM+ onde a revalidação pode ser feita pelo aparelho celular, de qualquer lugar, a qualquer momento.

“Os estudantes devidamente matriculados em unidades de ensino têm direito à meia passagem estudantil. É importante que revalidem seus cartões dentro do prazo para que não deixem de utilizar o benefício, que permite a integração com outros modais pagando apenas metade da tarifa de ônibus. A revalidação pode ser feita pelo aplicativo, que oferece maior comodidade para que não seja necessário que se desloquem até um posto de atendimento para fazer o procedimento”, ressalta o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.

Facilidade do aplicativo – De acordo com Cláudio Malamut, gerente de Relacionamento com Usuários na Integra – Associação de Concessionárias de Transporte Público de Salvador, mais de 70% dos estudantes estão optando por este caminho, devido a rapidez, segurança e facilidade.

“Não existe mais a necessidade de deslocamento para o posto, com seus custos e perda de tempo, e nem mais ter que entrar em filas. O KIM + é um facilitador para os estudantes acessarem o serviço com maior facilidade. Importante lembrar que o aplicativo não cobra qualquer taxa adicional para fazer a revalidação. O estudante paga apenas a taxa de revalidação determinada por lei, que é de duas tarifas, atualmente R$9,80”, explica Malamut.

Ainda de acordo com o gerente, o SalvadorCard oferece grandes benefícios aos estudantes, sendo o maior deles o de deslocamento. “Atualmente, a legislação permite que o estudante, mesmo fora do horário escolar ou dias de aula, possa se utilizar de seu MPE, se deslocando para onde quiser, seja para eventos culturais, shows, praia, onde for. O estudante atualmente pode se utilizar da meia passagem estudantil 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano, esteja ou não em período de aulas, pagando apenas meia passagem e ainda se beneficiando do sistema de integração”, detalhou.

Primeira via – Quem preferir fazer o serviço presencialmente basta comparecer a qualquer um dos postos do SalvadorCard. Para obter maior conforto, o agendamento do dia e horário do serviço pode ser realizado através do site www.salvadorcard.com.br.

Os indivíduos que quiserem tirar a primeira via do cartão de meia passagem também podem realizar o serviço através do aplicativo KIM+. Basta o estudante baixar e entrar no aplicativo e seguir o passo a passo.

“O sistema é bem amigável e fácil e seguro de utilizar. Basta anexar um documento oficial de identidade com foto, de preferência o RG, e mais o comprovante de matrícula. O aplicativo não cobra taxa para sua utilização. O estudante paga apenas a taxa de primeira via do cartão, determinada pela legislação em vigor, que é de 12 tarifas; em valores de hoje, R $58,80. O aplicativo ainda possibilita ao estudante receber seu cartão em casa. Neste caso, cobra uma taxa do Correio, que vai depender do endereço de entrega, mas não é alta. E caso não queira receber na residência, o cartão pode ser retirado no posto do SalvadorCard”, explica Claudio Malamut.

Todo este processo pode ter suas etapas acompanhadas pelo estudante através do próprio aplicativo. Nos casos de dúvida como validade do documento, foto ou scanner fora de foco e outros, o aplicativo interage com o estudante visando dar continuidade ao processo.

A primeira via só é fornecida para aqueles estudantes a partir de seis anos de idade, matriculados em escolas oficialmente reconhecidas pelas secretarias de Educação, Municipal de Salvador ou Estadual da Bahia. Tanto cursos técnicos quanto de Ensino à Distância (EAD) não são previstos pela legislação que dá o direito à meia-passagem.

Documentação necessária e locais para revalidação:

REDE PARTICULAR, FACULDADES E UNIVERSIDADES

– Original da Certidão de Nascimento (para alunos menores de 10 anos)
– Original da Carteira de Identidade (para alunos com 10 anos ou mais)
– Comprovante de matrícula do semestre corrente (alunos Ufba, Ifba e Uneb)
– Comprovante de pagamento ou de matrícula atualizados ou atestado de frequência (rede particular)

REDE PÚBLICA (ESTADUAL E MUNICIPAL)

– Original da Certidão de Nascimento (para alunos menores de 10 anos)
– Original da Carteira de Identidade (para alunos com 10 anos ou mais)
– Comprovante de matrícula

POSTOS DE REVALIDAÇÃO

– Posto Shopping da Gente: Av. ACM, em frente ao Detran, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h45.

– Posto Lapa: Estação da Lapa, piso da praça de alimentação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.