Estudo revela aumento do índice de infestação da dengue em Salvador

Novo estudo sobre a situação da dengue em Salvador revela que a cidade continua em alerta para ocorrência de uma epidemia. O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) realizado entre os dias 20 e 25 de março, apontou que a Infestação Predial (IIP) na capital subiu para 3,2%, ou seja, a cada 100 imóveis visitados 3,2 apresentaram focos do mosquito.

No estudo anterior, de dezembro, o IIP era de 2,6%, o que reforça a preocupação de se combater a proliferação do Aedes aegypti diariamente, tanto o poder público como a população. Isso porque o LIRAa revelou que os depósitos preferenciais estão dentro dos domicílios como vasos e pratos de plantas, bebedouros de animais e caixa d’água. Este ano já foram confirmados 273 casos da doença em Salvador, com um óbito.

Para o enfrentamento da dengue, a Prefeitura vem realizando desde o início do ano, através da Secretaria da Saúde, Limpurb e Sucop, diversos mutirões de limpeza em áreas prioritárias, bem como intensificado as visitas domiciliares realizadas pelos agentes de combate às endemias. As atividades resultaram na visita de 570 imóveis, retirada de 182 toneladas de lixo das ruas, quintais e terrenos baldios, bem como na eliminação de 1.288 focos do mosquito e tratamento de outros 391.

Uma segunda linha de atuação foi iniciada nesta terça-feira (09), com a abertura de imóveis fechados e/ou abandonados no bairro da Pituba, onde morava Bruna Gomes de Oliveira Muniz, que faleceu no dia 25 de março, vítima do tipo grave de dengue. Durante a ação, que contou com o apoio da Guarda Municipal, seis casas foram visitadas e em quatro delas foram identificados focos do mosquito.

O último imóvel visitado na ação está localizado na rua Professor Fernando Rocha. Ao passar pelo local e ver a movimentação, Edson Francisco Maciel, cunhado do proprietário, decidiu acompanhar o trabalho da Prefeitura. Durante a inspeção foram encontrados focos do Aedes aegypti numa caixa d’água ao nível do solo na área externa da casa adquirida há três anos, mesmo período em que se encontrava fechada.

Maciel foi orientado pelos agentes de combates às endemias e, surpreso, se disponibilizou a colaborar com as ações. “Há um mês viemos fazer uma vistoria simples da estrutura que foi degrada pela ação de vândalos. Como não estava chovendo e não tinha água acumulada, não ficamos atentos para isso. Depois tive conhecimento da morte de uma jovem moradora da região e por saber da importância do trabalho de combate à dengue, nos colocamos à disposição para colaborar. Estou disponibilizamos todos os nosso contatos e providenciaremos a limpeza”, afirmou. Os focos encontrados foram tratados e eliminados e amostras de larvas recolhidas.

A mobilização nos imóveis abandonados e/ou fechados seguirá nesta quarta-feira (09) na região da Pituba, Caminho das Árvores e Itaigara. O ponto de encontro será às 8h, no final de linha da Pituba.