Evento celebra 26 anos da Fundação Cidade-Mãe nesta terça (17)

A Fundação Cidade Mãe (FCM) comemora 26 anos nesta terça-feira (17), em evento a ser realizado às 10h, no Centro Cultural da Câmara, na Praça Municipal. A cerimônia será restrita a convidados e seguirá os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19. A atividade terá a participação de educandos das unidades da FCM, que vão entoar o Hino Nacional, além de realizar apresentações das oficinas promovidas pela instituição.

Vinculada à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a FCM atua com a formulação e execução de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social. Tem como base o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

O trabalho da fundação inclui, entre outras ações, o abrigo provisório, nas Unidades de Acolhimento Institucional (UAI), de crianças e jovens afastados do convívio familiar. Estas unidades funcionam na Boca do Rio, Bonocô, Dois de Julho, Jardim Baiano e Pituaçu.

Já a oferta de oficinas culturais e cursos profissionalizantes acontece nos Centros de Convivência Socioassistencial (CCS), situados em Saramandaia, Canabrava, Cajazeiras, Piatã, Chapada do Rio Vermelho e Periperi, além da sede, no Engenho Velho de Brotas. A FCM também promove o programa Jovem Aprendiz Especial, que promove a contratação por uma empresa de jovens matriculados nos cursos de dança e artes visuais da instituição, com remuneração de meio salário mínimo e carteira assinada.