Evento debate papel feminino na promoção do trânsito seguro

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizou, nesta quarta-feira (8), o evento “A mulher e a segurança viária”, no auditório do Sest Senat. O encontro, realizado em parceria com o Programa Vida no Trânsito (PVT), foi promovido em alusão ao Dia Internacional da Mulher e contou com uma série de palestras sobre o papel da mulher na promoção de um trânsito mais seguro.

A gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador e coordenadora do PVT na capital, Mirian Bastos, foi uma das palestrantes. “É um momento de reflexão sobre as nossas lutas e conquistas ao longo do processo histórico, não só como servidoras públicas, mas especialmente como mulheres. Somos mulheres que buscam seu espaço e protagonismo na área de trânsito. Somos mulheres que mostramos que fazemos a diferença”, afirmou.

Redução de mortes – A gestora também abordou questões ligadas à segurança das mulheres no cotidiano do trânsito e apresentou um relatório sobre o impacto do comportamento feminino nas ruas. Entre os dados apresentados pela gestora, foi destaque a queda do número de óbitos de mulheres no trânsito, nas categorias pedestre, ocupante de veículo leve e motociclista, na capital baiana. Na categoria ciclista não houve óbito registrado entre mulheres.

“Os dados revelam que as mulheres dirigem com mais segurança. Isso mostra que ao longo do processo histórico assumimos o protagonismo da disciplina, serenidade e isso reflete que estamos no caminho certo”, reforçou Miriam.

Segurança – A programação do evento contou ainda com outros temas, como técnicas de mecânica para mulheres e condutas responsáveis no trânsito. Além disso, a sargento da PM Vanicléa Souza, bacharel em administração e pós-graduada em políticas e gestão de segurança pública, abordou aspectos da Lei Maria da Penha, como forma de colaborar no enfrentamento a violência contra a mulher.

“A Lei Maria da Penha permite criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Ela traz recursos para a punição dos agressores, tornando a vida da mulher mais tranquila e transmitindo mais segurança para a autonomia feminina. Na Bahia, existe uma rede de atendimento à mulher que trabalha em conjunto, facilitando a denúncia e a extinção da situação de violência”, reforçou.

O superintendente de trânsito de Salvador, Décio Martins, analisou o encontro como relevante, “ao debater e celebrar a importância e a representatividade das mulheres na sociedade e no trânsito”, afirmou.

A abertura do evento ficou por conta da Banda da Guarda Civil Municipal. Estiveram presentes ao evento representantes da sociedade civil e de secretarias e órgãos municipais, além de alunas do Sest Senat.